Exercite-se (mesmo quando estiver no trabalho)

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Hoje, ninguém discute os efeitos positivos da prática de atividade física. No entanto, se compararmos as horas que consumimos por semana nos exercitando com os minutos que passamos com o bumbum na cadeira, é possível concluir que o tempo gasto na academia não é suficiente para garantir a plena saúde das costas e afugentar de vez dores e outras complicações. Daí a importância de adotar hábitos posturais mais saudáveis no escritório.

Uma atitude simples é evitar ficar na mesma posição por muitas horas, principalmente, se estiver sentado. Tente mudar de postura diversas vezes ao longo do dia, levantando-se de hora em hora e, por exemplo, se espreguiçando. O importante é aprender a cuidar das costas.

A dor nas costas pode ser resultado de uma simples contração ou lesão muscular após um esforço excessivo a alterações degenerativas das articulações e da coluna, como artroses de variados graus de evolução progressiva, caso da hérnia de disco, por exemplo. Mas é o sedentarismo, assim como problemas de postura, que geralmente são os responsáveis pelo incômodo.

leia-mais-cinza
ícone-texto  COM QUE TREINO CARDIORRESPIRATÓRIO EU VOU?
ícone-texto  3 EXERCÍCIOS CHANCELADOS PELA CIÊNCIA
ícone-texto  TRANSPORT X ESTEIRA: QUAL É O MELHOR PARA VOCÊ?

Reunimos os seis alongamentos das fotos abaixo que podem ser a sua salvação quando o assunto é a boa postura no trabalho. Cada movimento deve ser feito de 10 a 15 segundos. Eles são simples e gostosos de praticar. Para tanto, basta uma pequena pausa a cada hora para se esticar um pouco.

Em tempo: é importante que você crie um hábito de alongar para reposicionar o corpo e tentar alcançar um equilíbrio. Lembre-se de realizá-los durante o dia em algum momento de pausa. Se preferir, coloque um lembrete, como um alarme, para não ficar parado.

icone-foto

[nggallery id=47]

(Fonte: Narjara Neves Silva, professora da Cia Athletica, unidade Anália Franco – São Paulo)