Fortalecer os músculos é um desafio para algumas pessoas. Ainda que seja grande o número de ratos de academia por aí, são frequentes as dúvidas em relação à musculação e os benefícios que a prática regular proporciona ao corpo. Por isso desvendamos quatro dos principais mitos quando o assunto é puxar ferro.
1. Treino aeróbico emagrece mais que musculação
Para emagrecer, muita gente opta pelo treino aeróbico, acreditando que esse seja o método mais eficaz para perda de peso. Um treino de musculação bem aplicado, no entanto, pode ser mais eficiente que o aeróbico nesse objetivo. Isso porque, com os exercícios de musculação, as células se regeneram somente 15 dias depois do treino, sendo que para reparar esse tecido o corpo precisa gastar muito mais energia. No treino aeróbico, em contrapartida, se você faz 1 hora de esteira, no máximo em 2 horas as células já estarão recuperadas.
2. Músculos viram gordura quando você para de treinar
Isso não é verdade. O que ocorre é que o consumo diário calórico é maior quando a pessoa treina, já que ela tem mais fome porque precisa manter a intensidade energética. Quando você para de treinar, no lugar dos músculos, começa a crescer uma capa de gordura, já que você não está gastando mais energia com tanta intensidade. É por isso que dieta regular e malhação precisam andar sempre juntas.
3. Suplementação é mais importante que alimentação
Essa é uma das primeiras dúvidas que surgem quando a pessoa começa a se exercitar. A suplementação precisa ser feita apenas depois de um tempo de dedicação aos treinos, pois ela deve ser um complemento da alimentação diária para aqueles que já têm um gasto calórico mais avançado e não conseguem repor toda a energia gasta somente com a alimentação básica. Para os que acabaram de entrar na academia, suplementação é um assunto secundário, pois o corpo vai levar certo tempo para se adaptar aos treinos. No início, uma dieta balanceada, acompanhada por um nutricionista, é primordial. O suplemento alimentar só será necessário quando você alcançar níveis mais elevados de treino.
4. Treinar peito afeta o tamanho dos seios nas mulheres
Muitas mulheres não treinam o peitoral por acreditarem que isso pode diminuir o tamanho dos seios. Não precisa cair nessa armadilha. O músculo do peitoral é diferente do seio e quando ele é treinado não se ganha ou perde tamanho nas mamas. O que pode acontecer é a diminuição dos seios por conta da perda de peso decorrente da atividade física, e não por causa do exercício específico para o peitoral, que é um músculo como qualquer outro que precisa ser trabalhado.
(Fonte: Sara Rodrigues, educadora física da Fórmula Academia de São Caetano do Sul – São Paulo)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…