Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Localizado entre as articulações do ombro e cotovelo e na porção da frente do úmero, o bíceps é um músculo exigido desde o momento em que você precisa carregar a mudança ou levar suas compras, até a prática de alguns esportes. Sua principal função é ajudar na flexão dos cotovelos, que começam próximos às articulações dos ombros.
“O fortalecimento do bíceps poderá ajudar, principalmente, em modalidades de contato como o judô ou jiu-jítsu, que consistem em muitos movimentos de puxar”, explica Diogo Silva, professor da academia Cia. Athletica, em São Paulo.
De acordo com Silva, o exercício rosca direta é a mais conhecida das atividades de fortalecimento para os bíceps. “Durante o treino, o praticante eleva uma sobrecarga da posição estendida do cotovelo, ao lado do corpo, até um pouco acima da linha de 90 graus da articulação do cotovelo, antes de retornar à posição inicial”, conta. Veja como é feito o exercício rosca direta com a barra:
O professor ainda deu outros exemplos de exercícios para fortalecer os bíceps, como a rosca direta e concentrada com halteres, rosca alternada com halteres, e rosca scott com barra ou com halteres (unilateral). Veja as imagens e entenda como são executados cada um desses exercícios:
Rosca concentrada com halteres
Rosca alternada (ou direta) com halteres
Rosca scott com barra
Semanalmente, divulgaremos uma matéria que explicará o funcionamento dos principais músculos, além de treinos para o fortalecimento. Acompanhe!
Compartilhar link