Quem pratica corrida ou ciclismo pode até não saber, mas trabalha de forma intensa o quadríceps, músculo localizado na face anterior da coxa, que envolve quase completamente o fêmur. Ele é dividido em quatro partes: músculo reto-femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio.
“A união deles resulta na formação do músculo da frente da coxa, que faz extensão com o joelho. Os músculos da coxa são considerados os mais fortes de todo o corpo”, explica Fabiano Braun, técnico da assessoria esportiva Floripa Runners.
“Para desenvolver esta musculatura é preciso que a mesma seja estimulada corretamente, sempre com a orientação de um profissional de educação física”, orienta o treinador. Para Braun, os melhores treinos para desenvolver o quadríceps são aqueles que realizam movimentos de carga pesada, que sempre exigem o máximo da musculatura.
“Os exercícios básicos para esta finalidade são os agachamentos, que podem ser feitos com o peso sobre o trapézio, com avanço, frontal, com halteres, e com diversas aberturas entre as pernas”, explica o treinador. Veja um exemplo de agachamento:
Também há outros exercícios importantes para desenvolver o quadríceps como:
Leg press
Lying Leg Curls
Leg Extension
“Ao realizar regularmente a prática destes exercícios, juntamente com atividades de pliometria, em poucas semanas serão vistos excelentes resultados”, finaliza Braun.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…