Categories: Treinamento

Músculo a músculo: fortalecimento dos adutores

Fundamental em qualquer prática esportiva, o músculo adutor é responsável pela estabilização do quadril e ainda auxilia sua amplitude. Localizado na região interna da coxa, ele é dividido em três porções: adutor curto, longo e magno. Quando bem fortalecido e alongado, pode ajuda a prevenir possíveis lesões.

“Por utilizar bastante a flexibilidade e explosão muscular, jogadores de futebol, patinadores (hockey) e corredores são os atletas com mais indícios de lesões nesta região”, revela Renan Furlanetto, professor da academia Cia. Athletica (SP), que indica também alguns exercícios de fortalecimento para academia e outros mais simples, que podem ser feitos em casa.

“Os exercícios de academia podem ser executados em máquinas/aparelhos, com maior acomodação postural, ou podem ser livres/funcionais. Neste caso, o aluno deve ter atenção com a postura e alinhamentos articulares”, recomenda Furlanetto.

Cadeira adutora

Promover a amplitude máxima de suas pernas sem perder o alinhamento postural. Realizar o movimento de adução (fechar) do quadril. Velocidade moderada.

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic       Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

Adutor no cabo baixo

Em pé, de lado para o cabo fixar no tornozelo e uma fita ou acessório específico para prender na polia. Afastar o corpo para promover certa resistência e realizar, unilateralmente, o movimento de adução. Utilizar bastante amplitude.

Agachamento com pés abduzidos

Realizar o agachamento com os pés abduzidos (afastados na diagonal).

Este pode ser feito em aparelhos (Smith – hack – livre com barra) ou em cima de superfícies instáveis (Bosu – disc ballance), promovendo uma melhora no equilíbrio e propriocepção.

Sometria com bola

Deitado em um colchonete e com as costas bem apoiadas, eleve suas pernas e pressione por alguns segundos (dependendo do treino) uma bola entre as pernas.

Adutor com caneleira

Deitado de lado em um colchonete, mantenha a perna mais próxima do solo estendida e a frente, flexione a outra perna. Realize o movimento com a perna estendida, subindo e descendo em velocidade moderada.

Segundo o professor, também é possível fazer o fortalecimento básico dos adutores em casa. “Mas tenha sempre cuidado ao realizar exercícios sem a supervisão de um profissional de educação física”, alerta.

Agachamento com pés abduzidos

Apoie as mãos em uma cadeira para guiar o movimento e agache com os pés abduzidos (afastados)

Adução com bola

Sentado, apoie uma bola entre os joelhos e pressione-a. Pode também realizar a isometria, mantendo a bola pressionada por 5 segundos.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

6 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

6 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago