Qual o melhor treino para perda de peso?

Atualizado em 20 de abril de 2016

Esteira, bicicleta e transport são boas pedidas para quem quer melhorar o condicionamento cardiovascular e emagrecer. Incluir um desses três equipamentos no treino para a perda de peso realmente ajuda a secar. Mas você sabe qual deles é o melhor para o seu objetivo?

Para uma queima calórica eficiente, por exemplo, o mais importante é prestar atenção no esforço que você faz durante o exercício e no ritmo dos batimentos cardíacos por minuto. Além disso, é possível trabalhar mais músculos em um aparelho do que em outros e, consequentemente, perder mais calorias.

Com isso em mente, confira a diferença e os benefícios de cada aparelho e faça um treino para perda de peso mais eficiente.

leia-mais-cinza
ícone-texto  TRANSPORT X ESTEIRA: EM QUAL TREINO INVESTIR?
ícone-texto  HIIT NA ESTEIRA: PIQUE ACELERADO
ícone-texto  TIRE MELHOR PROVEITO DO TREINO NA ESTEIRA

Esteira
O equipamento proporciona um trabalho com mais variantes de intensidade (velocidade e inclinação) e um número maior de grupos musculares envolvidos, porém, gera maior impacto sobre as articulações, como tornozelos e joelhos, durante atividades mais intensas, como a corrida.

Se realizado corretamente com a orientação de um profissional, você consegue perder até 600 calorias por hora de atividade, além de fortalecer os glúteos, coxas, panturrilhas e abdômen.

Transport
Parecido com a corrida na esteira, o grande diferencial e benefício do transport é a redução do impacto sobre as articulações. Pode-se queimar até 500 calorias em uma hora de atividade.

O equipamento é ótimo para trabalhar glúteos e coxas. Porém, uma desvantagem em relação à esteira é que a variação de estímulos de intensidade é menor, já que só é possível alterar a velocidade de execução e carga. Ele pode ser uma boa opção, no entanto, para pessoas com sobrepeso, que querem fazer exercícios aeróbicos sem uma sobrecarga tão intensa nas articulações.

Bicicleta
De modo geral, o trabalho aeróbico realizado neste equipamento é mais interessante para quem está iniciando a prática de atividade física ou para pessoas com alguma restrição a impactos nos membros inferiores. Ainda é boa pedida como treino complementar para quem corre, já que trabalha bem a coxa.

É possível queimar até 400 calorias por hora, sendo que o impacto sobre o joelho também é menor no que na esteira. Porém, ficar sentada pode gerar maior estresse sobre as vértebras e discos vertebrais da coluna. Logo, a atividade não é recomendada para quem sofre de problemas nesta região.

(Fonte: Natalia Bruzzone, professora de educação física da Smart Fit)