Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Apesar de parecer que o treino aeróbico queima mais calorias (e é nisso que muitas pessoas acreditam quando focam na perda de peso), se for bem aplicada e direcionada para as necessidades individuais de cada um, a musculação pode ajudar a emagrecer ainda mais.
Essa é uma questão que causa muitas dúvidas, já que durante o treinamento aeróbico o gasto energético chega a ser 30% maior que no treinamento de força. Mas para montar um treino eficaz que tenha como objetivo eliminar os quilos extras, não são apenas esses gastos que devem ser levados em conta. O tempo de regeneração das células, depois do treino, também é extremamente importante na hora de perder peso.
Para que você entenda, quando uma pessoa treina usando a musculação como base, as células começam a se regenerar 15 dias depois da atividade física. Já em treinos aeróbicos, como uma hora de corrida ou de pedalada, por exemplo, em cerca de 2 horas o corpo já recupera essas mesmas células. Por isso, é preciso gastar muito mais energia para recuperar-se do treino de musculação focado na perda de peso, quando comparado aos treinos aeróbicos.
Entretanto, também não adianta focar apenas nos treinos de força. O caminho do sucesso é combinar os dois treinos, já que o aeróbico condiciona e acelera o metabolismo e a musculação tonifica e aumenta a massa magra.
(Foto: Aline Alves da Silva, professora de educação física da Rede Just Fit Academias)
Compartilhar link