Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para atingir objetivos, como a hipertrofia, definição muscular, emagrecimento e ganho de condicionamento, muitas pessoas realizam treinos aeróbicos e os de força no mesmo dia ou sessão. São os chamados treinos concorrentes.
Sim, existem atividades físicas que, se combinadas, podem comprometer o desempenho e, inclusive, o resultado uma da outra, por meio da fadiga excessiva do mesmo grupo muscular e consequente recuperação inadequada. Isso acontece porque esses treinamentos demandam o mesmo tipo de ação metabólica do organismo, inclusive para fins de reparação da muscular.
Para você ter uma ideia, um músculo necessita de 48 a 76 horas para recompor as fibras rompidas durante um trabalho específico. Logo, submetê-lo a um estímulo similar não traz ganhos e, muitas vezes, pode causar até a perda de massa magra (catabolismo).
Por isso, sempre é recomendável priorizar o que necessita de ênfase no dia, de acordo com os objetivos. Por exemplo, se a intenção é malhar perna, não é correto realizar um treino intenso de esteira, bike ou corrida na rua na mesma sessão. O mesmo ocorre ao contrário. Se você escolheu pegar pesado nessas atividades aeróbicas, não será eficiente fazer um trabalho específico de musculação para membros inferiores. A segunda atividade sempre ficará comprometida
Para você entender melhor essa questão e fazer suas escolhas de treinos com facilidade de agora para frente, selecionamos algumas combinações de atividades, para dizer se elas são boas ou más e explicar porque podem ser praticadas juntas ou não.
Má ideia. Não é interessante combiná-los, pois ambos são treinamentos de força explosiva e com metabolismos semelhantes, o que fará um ou outro deixar a desejar.
Boa ideia. Não há problema em fazer essas aulas no mesmo dia, uma vê que a ação metabólica e o sistema energético exigido são diferentes (anaeróbico x aeróbico). Apenas, vale ressaltar que deve ser priorizado o principal treinamento do dia, de acordo com os objetivos físicos.
Variável. Embora tenham metabolismos iguais, esses treinos podem ser combinados, desde que os músculos enfatizados em um não sejam os mesmos trabalhados no outro.
Boa ideia. Como a atividade metabólica é diferente em ambos, podem ser praticados no mesmo dia, contudo com a ressalva de contemplar primeiro o que é mais importante.
(Fonte: Newton Moraes, professor da Cia Athletica)
Compartilhar link