Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Se você nunca experimentou, certamente já ouviu falar da zumba, aula de dança que virou moda nas academias. Criada pelo personal trainer e coreógrafo Beto Perez há dez anos, a modalidade une ginástica e dança ao som de música latina, combinando ritmos de salsa, merengue e reggaeton entre outros. Muito animada e com alta queima calórica (você pode eliminar até 1000 calorias em uma hora), a dança começou a fazer grande sucesso nas academias brasileiras no ano passado e conquistou pessoas de todas as idades.
O exercício, que tem duração de 45 a 60 minutos, é indicado para pessoas de qualquer nível de preparo físico e idade. Isso porque a aula é composta por movimentos de dança fáceis de acompanhar. Realiza-se um treinamento aeróbico, intervalado e de resistência para maximizar a queima calórica e são feitas coreografias com ritmos rápidos e lentos para garantir o treino de uma forma diferente e eficaz.
Durante a zumba o músculo cardíaco, as musculaturas dos membros inferiores (glúteos e pernas) e dos membros superiores (tronco, incluindo região abdominal) são bastante requisitados, o que é ótimo para manter o condicionamento físico em dia.
Mas se você é novato na atividade, fique ligado: no começo o melhor é fazer movimentos com baixa intensidade e, com o passar do tempo, intensificá-los. Faça, também, um aquecimento adequado antes de iniciar a dança, como em qualquer outra atividade física, e alongue no fim da aula. Além disso, use tênis e roupas confortáveis, hidrate-se adequadamente e consuma carboidratos antes de se dedicar a zumba para ter energia extra durante a atividade.
A perda de peso e a redução de medidas são grandes promessas. Em seguida, aparecem a melhora do condicionamento físico e a tonificação muscular. Além disso, a zumba pode ajudar a exercitar o equilíbrio e a consciência corporal, o que faz com que você tenha um ganho de força, de coordenação motora, e possibilita a melhora do sistema cardiovascular.
Compartilhar link