Deixar o carro em casa e explorar a cidade em duas rodas, movido apenas pela força dos pedais. A ideia, que já parece divertida, pode ser ainda mais prazerosa se suas bandas favoritas estiverem tocando. Mas para pedalar ouvindo música em segurança é preciso seguir algumas medidas de precaução.
Sempre que possível, evite avenidas e vias com grande circulação de carros em que não há espaço exclusivo para ciclistas. Essa é uma medida que deve ser avaliada toda vez que você sai de casa com a bicicleta, mas que ganha ainda mais importância quando a música entra na equação já que ajuda a mascarar os sons a seu redor.
Um dos sentidos mais importantes para quem está no trânsito é a audição. Apenas pelo som, é possível perceber se um carro se aproxima por trás, se há algum veículo no próximo cruzamento e até se uma aglomeração de pedestres se encontra à frente. Por isso, o volume do seu som deve ser moderado.
Os especialistas em saúde do ouvido apontam 80 decibéis como o limite seguro para ouvir algum som continuamente. E essa é uma boa referência para quando subir na bicicleta, já que não danifica sua audição e ainda te permite ouvir o que ocorre a seu redor. Na maioria dos fones e equipamentos, isso equivale à metade da potência.
O jeito mais eficiente de garantir que você ouvirá o trânsito enquanto estiver pedalando é deixar um ouvido livre. Coloque o fone apenas na orelha da direita. Assim, seu lado esquerdo, por onde passarão a maioria dos carros, está livre para te ajudar na orientação espacial.
Tente montar uma playlist com músicas que você já conhece. Um estudo feito pela Universidade da Flórida, com corredores, sugere que distrações visuais ou auditivas fazem os atletas se distraírem a ponto de mudarem a biomecânica do movimento, o que pode acarretar em aumento de lesões.
Segundo os médicos que coordenaram a pesquisa, quem gosta de pedalar ouvindo música não precisa ficar preocupado. Mas deve evitar colocar playlists nunca ouvidas antes ou episódios novos de um podcast, por exemplo, que exigem atenção do cérebro a ponto de te distrair do mais importante.
O capacete é um item básico de segurança para ciclistas, mas alguns modelos de fone praticamente impedem seu uso. Opte por equipamentos pequenos que não atrapalhem a utilização da proteção, ou em caixas de som externas, que podem ir presas à bike ou à mochila, e não interferem no uso do casco.
Ter o controle total sobre a música é importante para pedalar com segurança. O Jaybird X3, desenhado especialmente para a prática esportiva, se encaixa perfeitamente mesmo com o uso de capacetes. Para ouvir música com mais segurança, configure seu smartphone e deixe todo o som sair por um lado só.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…