8 brasileiros são cortados do Pan

Atualizado em 04 de agosto de 2016

O Pan-Americano de Toronto, no Canadá, começa nesta sexta-feira (10 de julho). Mas a lista final dos atletas de atletismo que participarão do evento foi revelada pelo  Comitê Brasileiro de Atletismo  apenas na última segunda-feira (6 de julho). A surpresa, no entanto, é que oito atletas previamente convocados para a competição ficaram de fora da listagem oficial. São eles:

Masculino
Gladson Alberto Silva Barbosa (SP) – 3.000 m com obstáculos
José Alessandro Bernardo Bagio (SC) – 20 km Marcha
Felipe Lorenzon (SP) – Lançamento do Disco
Nelson Henrique Gonçalves Fernandes (SP) – Arremesso do Peso

Feminino
Joziane da Silva Cardoso (RJ) – 10.000 m
Keely Christinne Pinho Rodrigues Medeiros (SP) – Arremesso do Peso
Mariana Grasielly Marcelino (SP) – Lançamento do Martelo
Carla Michel (SP) – Lançamento do Martelo

Segundo a CBAt, mesmo com índices iniciais que garantiam as vagas desses atletas no Pan-Americano, eles precisaram ser cortados porque os índices exigidos para a competição eram mais baixos. Ocorre que em função dos índices de qualificação inicialmente divulgados pela Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) e Associação Pan-Americana de Atletismo (APA), mais de 1.000 atletas foram inscritos. No entanto, como o limite máximo para o torneio de Atletismo é de 680 competidores, os organizadores exigiram que a ODEPA e a APA reduzissem a lista de inscritos ao número estabelecido.

Assim, foi divulgada uma nova tabela de índices para que uma nova lista de convocados fosse feita e, com isso, alguns atletas qualificados nas competições de atletismo tiveram que ser cortados dos Jogos Pan-Americanos por falta de vagas.