Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Com 255 medalhas, sendo 110 de ouro, 69 de prata e 79 de bronze, o Brasil terminou os Jogos Sul-Americanos, realizados em Santiago (Chile), na primeira colocação do quadro geral de medalhas. Foram 13 dias de disputas entre os 14 países da Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR) e, pela primeira vez, o esporte brasileiro foi campeão fora de casa. A segunda colocação ficou com a Colômbia, com 166 medalhas (53 de ouro, 49 de prata e 64 de bronze), seguida pela Venezuela, com 150 medalhas (47 de ouro, 40 de prata e 63 de bronze).
Em sua primeira competição multiesportiva no ciclo olímpico para o Rio-2016, o Brasil saiu com saldo mais do que positivo. De acordo com o site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), uma das principais metas era classificar o maior número possível de modalidades para os Jogos Pan-americanos, em Toronto (Canadá), em 2015.
E os esportes que carimbaram passaporte para o Pan foram boliche (dupla masculina), handebol (feminino e masculino), hipismo adestramento (equipe), hipismo saltos (equipe), karatê (categoria + 84Kg masculino, +60Kg masculino, +68Kg feminino e até 55Kg feminino), luta livre feminina (categorias até 69Kg e até 75Kg), pentatlo moderno (feminino e masculino) e rugby de 7 (feminino).
Outro objetivo, segundo o COB, era continuar o processo de preparação para as Olimpíadas de 2016, além de dar experiência às jovens promessas do esporte nacional, que mostram resultados expressivos a pelo menos dois anos, e se consolidaram em Santiago, como Marcus Vinícius D’Almeida (tiro com arco), Matheus Santana (natação) e Felipe Wu (tiro esportivo), Anderson Henrique e Hugo Souza (atletismo), João Victor Marcari Oliva (hipismo adestramento) e Flavio Cipriano (ciclismo).
Para ver a classificação final dos Jogos Sul-Americanos de Santiago 2014, acesse:www.santiago2014.cl/
Compartilhar link