Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A quarta-feira (12 de março) foi um dia de muitas conquistas para o Brasil nos Jogos Sul-Americanos, em Santiago (Chile). As conquistas na canoagem, judô, esgrima, tiro esportivo, tênis de mesa e patinação artística ajudaram a aumentar ainda mais a superioridade brasileira na classificação geral da competição. Foram ganhas 108 medalhas (48 de ouro, 26 de prata e 34 de bronze), o dobro de douradas da segunda colocada, a Argentina, com 24 de ouro, 29 de prata e 20 de bronze.
A canoagem e o judô foram os responsáveis pelo maior número de pódios do país na quarta-feira. Nas canoas, subiram no lugar mais alto do pódio Isaquias Queiroz, no C1, e a dupla Erlon de Souza e Ronilson de Oliveira, no C2. Nas categorias K1 (com Celso de Oliveira Junior), K2 (com a dupla Gilvan Ribeiro e Vagner Souta) e K4 (com o quarteto formado por Celso de Oliveira Junior, Edson Isaias Freitas, Gilvan Ribeiro e Vagner Souta) o Brasil faturou três medalhas de prata, todas em disputas de 1.000 m.
Já nos tatames, o único a conquistar o ouro foi Eduardo Katsuhiro (até 73 kg). O brasileiro bateu o argentino Alejandro Clara na final. Ketleyn Quadros não conseguiu confirmar seu favoritismo na categoria 57 kg e ficou com a prata. Na decisão, ela foi derrotada por ippon pela colombiana Yadinis Rocha. Os pódios de bronze no judô vieram com Mariana Silva (até 63kg) e Vinícius Sakamoto (até 66kg).
Na esgrima, Karina Lakerbai ficou com o ouro após vencer Elora Ugo por 15 a 13, em final brasileira, na categoria sabre individual feminino.
As brasileiras do tênis de mesa também conquistaram medalha de ouro. A delegação formada por Lin Gui, Caroline Kumahara e Jéssica Yamada conseguiu o bicampeonato por equipes após vitória de 3 a 0 sobre o Chile, na final. No masculino, mesmo com força máxima, a equipe do Brasil ficou com a prata, depois de perder na decisão para a Argentina.
Os representantes brasileiros da ginástica artística também subiram no pódio. Gustavo Casado faturou o ouro na competição masculina, ao somar 522.8 pontos, seguido pelo argentino Juan Francisco Sánchez e do colombiano Diego Duque Quinche. Já no feminino, Thalita Haas ganhou o bronze.
A "super-quarta" do Brasil nos Jogos Sul-Americanos foi fechada com o tiro esportivo, onde Jaison Santin assegurou a medalha de prata na categoria fossa double.
Compartilhar link