Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Com o sul-africano Oscar Pistorius afastado por tempo indeterminado das pistas, depois de ter disparado o tiro que assassinou sua namorada no inicio do ano, o atletismo paralímpico perdeu o seu maior astro. Mas, com a chegada do Mundial de Lyon (França) nesse final de semana, um novo ídolo do esporte paralímpico mundial poderá surgir e, o brasileiro Alan Fonteles é um dos favoritos ao cargo.
Atual Campeão Olímpico dos 200m e recordista mundial dos 100m, com o tempo de 10s77, Fonteles afirmou em entrevista ao globoesporte.com, que não pretende se tornar o “novo Pistorius”, mas que gostaria de se tornar o grande ídolo mundial do atletismo paralímpico.
“Não digo que eu seria o ‘novo Pistorius’, porque ele já passou. O Comitê Paralímpico Internacional está procurando um rosto. Hoje há vários grandes atletas que têm capacidade para exercer essa função. O comitê teria muita dificuldade para escolher. Eu me escolheria (risos), mas tem o (britânico) Jonnie Peackoc, a Teresinha Guilhermina, tem atletas de outras modalidades também”, afirmou o velocista.
Ao contrário de Pistorius, que ficou famoso por disputar os jogos de Londres 2012, Fonteles disse que ainda não pensa em competir nos Jogos Olímpicos. “Eu acredito que ainda tenho muito o que crescer no esporte paralímpico. Ainda não sou campeão mundial e espero me tornar aqui”, contou o brasileiro.
O Mundial começa no próximo sábado (20) e contará com a participação de mais de 1.000 atletas e 207 provas. Em 2011, o Brasil ficou em terceiro lugar no quadro de medalhas, atrás da China e da Rússia. Na Paralimpíada o desempenho dos brasileiros também chamou a atenção, com a conquista de 18 medalhas (7 de ouro, 8 de prata e 3 de bronze), tendo o atletismo como o esporte que rendeu mais conquistas, seguido de perto pela natação e pelo judô.
Compartilhar link