A UCI (União Ciclística Internacional) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro apresentaram nesta terça-feira (09) o trajeto das provas de estrada da Olimpíada de 2016. Como esperado, o percurso privilegia as belezas da cidade e é composto por muitas praias e reservas ambientais.
Na prova de resistência serão 256,4 km para os homens e 130,3 km para as mulheres. As provas acontecerão no sábado, 6 de agosto (homens), e domingo, 7 de agosto (mulheres). Já o contrarrelógio individual acontecerá em um circuito de 29,8km na quarta-feira, 10 de agosto. Os homens completarão duas voltas e as mulheres uma.
O trajeto da prova de resistência começará e acabará no Aterro do Flamengo. De lá, os ciclistas passarão pelas praias de Copacabana, Ipanema, Barra e Reserva e mais dois circuitos. O primeiro, em Grumari (uma volta para mulheres e quatro para homens), que terá duas subidas, a Grumari (7% de inclinação média, 1,2 km de extensão e pico de 13%) e a Gruta Funda (4,5% de inclinação média, 2,1 km de extensão e pico de 6%), e mais 2 km de paralelepípedos.
O segundo circuito será o Canoas/Vista Chinesa, na região da Floresta da Tijuca (uma volta para as mulheres e três para os homens), e contará com uma subida de 8,9 km seguida de uma descida de 6 km.
Por fim o trajeto prevê uma longa seção plana de 20 km pelas praias de Ipanema e Copacabana, o que poderá significar uma chegada em massa.
O contrarrelógio individual ocorrerá no Circuito de Grumari, com saída e chegada na Praia do Pontal.
Diretamente de Mônaco, onde participou de uma sessão do COI, Brian Cookson, presidente da UCI, comentou sobre os percursos.
“A prova de estrada conta com alguns dos cenários mais famosos do Rio de Janeiro como Copacabana e Ipanema e seções desafiadoras como o Circuito de Grumari e a subida de Canoas/Vista Chinesa. Enquanto isso, o contrarrelógio inclui uma topografia desafiadora. A inclinada subida na estrada de Grumari será um teste único para os contrarrelogistas”, disse o mandatário.
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, por sua vez, vê no trajeto a possibilidade de turistas conhecerem locais menos conhecidos, como a Vista Chinesa.
“A prova de estrada olímpica historicamente incorpora icônicos cenários e o Rio-2016 não será exceção. Os olhos do mundo verão os melhores ciclistas em alguns dos locais mais conhecidos do Rio como Copacabana e Ipanema. E o percurso também apresentará áreas da cidade que são menos conhecidas internacionalmente como a Vista Chinesa. E eu tenho certeza que a população do Rio de Janeiro virá em grande número acompanhar a passagem do pelotão ao longo do percurso”, comentou Paes.
Percurso estrada
Percurso contrarrelógio
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…