Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
São Paulo receberá uma etapa do circuito mundial de atletismo paralímpico. O anúncio foi feito pelo Comitê Paralímpico Internacional, na última segunda-feira (28 de janeiro), e contará com seis fases – uma delas em São Paulo, em abril – que servem como preparação para o Mundial Paralímpico de Atletismo, em Lyon (França), em julho.
O atletismo foi uma das grandes atrações da Paralímpiada de Londres, com a prova dos 200 metros classe T44 sendo umas das mais assistidas. Na ocasião, o brasileiro Alan Fonteles ficou com a vitória ao superar o sul-africano e favorito Oscar Pistorius nos últimos metros.
O Grand Prix começa em Dubai, Emirados Árabes Unidos, no dia 25 de março – serão três dias de competição. O calendário segue para Pequim (China), São Paulo (Brasil), Grosetto (Itália), Arizona (EUA) e termina em Berlim (Alemanha), em 16 de junho, pouco antes do Mundial, que deve reunir 1.300 atletas de 90 países. A terceira etapa está prevista para acontecer em São Paulo, com a Loterias Caixa Brazilian Athletics Open Championships Grand Prix, entre os dias 25 e 27 de abril, no Ibirapuera.
O diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Edilson Tubiba, confirmou que é importante o Brasil receber esses eventos esportivos. “Passamos de fato a ser referência no atletismo, já que foram escolhidos para integrar o circuito apenas os principais países na modalidade. A realização do Grand Prix em casa, nos dá garantias de que nossos atletas terão o melhor para se prepararem visando Rio 2016”, afirmou Tubiba.
“Este anúncio é um legado direto de Londres 2012, onde o perfil do esporte foi elevado a níveis astronômicos. Mais de 1,1 milhões de ingressos foram vendidos para o Estádio Olímpico, além da transmissão de muitas emissoras globais para provas de pista e de campo. Seguindo este legado, o IPC Athletics está interessado em criar oportunidades de competição de alto rendimento ao longo dos próximos anos”, relatou Ed Warner, presidente do Comitê Técnico do IPC Athletics.
Caso o Grand Prix tenha bons resultados, melhorando os padrões técnicos e competitivos, é provável a expansão do número destes eventos em 2014.
25 a 27 de março – Dubai (EUA)
22 a 25 de abril – Pequim (China)
25 a 27 de abril – São Paulo (Brasil)
10 a 12 de maio – Grosetto (Itália)
18 de maio – Mesa (EUA)
14 a 16 de junho – Berlim (Alemanha)
19 a 28 julho Campeonato Mundial de Atletismo – Lyon (França)
Compartilhar link