Surfistas encaram ondas de 18 metros em costa europeia

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Surfistas profissionais de várias nacionalidades se reuniram desde o início desta semana para pegar ondas gigantescas nas costas da França, Irlanda, Inglaterra e Portugal. Eles estão atrás do "black sweel" (ondulação oceânica negra, na tradução livre), fenômeno causado por tempestades de inverno responsáveis por trazer fortes correntezas e ondas (de até 18 metros) às costas continentais.

O sul-africano Grant Baker, surfista de ondas gigantes, foi o último a se juntar aos seus colegas portugueses, franceses, norte-americanos e britânicos que iniciaram a aventura no recife de Belharra, no sudoeste da França, onde eles se preparavam para enfrentar ondas de 15 metros. Já na península de Cornwall (Inglaterra), foram registradas ondas de 9 metros na manhã desta terça-feira (7 de janeiro), enquanto em Mullaghmore Head, pequeno vilarejo que fica na costa de Sligo, na Irlanda, foram registradas ondas de 12 metros.

De acordo com a empresa Magic Seaweed, especializada em previsões meteorológicas para o surfe, essa condição climática favorável aos surfistas foi causada por uma área de ondas de 15 metros, no Atlântico norte, do tamanho da Península Ibérica. Segundo os especialistas, a potência dos ventos que passam sobre a superfície do oceano causaram poderosas ondas.

Um dos surfistas que aproveitaram bem o black sweel foi o local Neil Brittan, que pegou onda de 12 metros e descreveu a sensação como emocionante. Há oito anos encarando as big waves, o irlandês disse em entrevista para o jornal inglês The Guardian que nunca viu ondas tão grandes na região, e que os companheiros surfistas correram para a costa de Sligo, porque a tempestade é mais forte ao sul da península.

Graças à uma frenética divulgação em sites e redes sociais, centenas de pessoas (mesmo com rajadas de ventos de mais de 100 mph) foram a Mullaghmore para assistir Brittan e outros dominarem as ondas que golpeavam o litoral na região.

Confira o momento em que um grupo de surfistas pegou onda gigante no recife de Belharra (França):