Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Você já ouviu falar das World Marathon Majors? Este é um circuito que envolve as seis corridas mais famosas do mundo, as maratonas de Berlim, Boston, Chicago, Londres, Nova York e Tóquio.
Como circuito, o World Marathon Majors existe desde 2006. A princípio era formada por apenas cinco das maratonas citadas – Tóquio passou a entregar o time de “maiores maratonas do mundo” em 2013.
Cada uma das provas tem a sua data sempre nos mesmos períodos:
Entre os atletas de elite, as Majors são provas importantíssimas do circuito, pois fazem parte de uma competição que agrega pontos no ranking de atletas e premiação em dinheiro elevada. Fazem parte do circuito, ainda, as maratonas do Campeonato Mundial de Atletismo e dos Jogos Olímpicos.
Apesar de importantes para os atletas de elite, todas as seis provas que compõem o calendário anual das seis corridas mais famosas do mundo também são desejadas por corredores amadores.
Cada uma delas conta com dezenas de milhares de corredores anualmente, que disputam inscrições acirradas e com valores elevados para poderem fazer parte de toda a festa de uma grande maratona.
A seguir, conheça um pouco mais sobre as seis provas das Majors e entenda o que faz delas as corridas mais famosas do mundo!
Criada em 1974, recebe anualmente mais de 40 mil pessoas. É considerada a mais rápida do circuito e foi palco dos últimos recordes mundiais da maratona entre os homens. Foi lá, por exemplo, que o queniano Eliud Kipchoge estabeleceu o atual recorde mundial dos 42 km: 2h01min09s.
É a mais antiga e tradicional de todo o circuito, tendo a sua primeira edição em 1896. É considerada a maratona anual mais antiga do mundo. Tem um percurso considerado desafiador e um processo seletivo difícil, com os atletas tendo que comprovar ter feito uma maratona anterior dentre de um tempo preestabelecido para a sua faixa etária.
Também é considerada uma maratona plana, tendo sido fundada em 1977. Recebe anualmente mais de 40 mil corredores. Foi palco de um recorde mundial, na disputa feminina, em 2019, quando a queniana Brigid Kosgei completou o percurso em 2h14min04s.
Foi fundada em 1981 e também recebe uma média de 40 mil corredores por edição. Também tem um percurso considerado plano e foi palco de quatro recordes mundiais: um no masculino e três no feminino. Os últimos recordes estabelecidos em Londres foram de Khalid Khannouchi entre os homens, com 2h05min38s em 2022, e de Paula Radcliffe, com 2h15min25s em 2003.
É uma das maiores e mais desejadas do circuito, tendo sido fundada em 1970. Tem uma média de 50 mil concluintes e um percurso considerado desafiador. O trajeto passa pelos cinco distritos da cidade: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island.
Haviam duas maratonas na capital japonesa, sendo uma delas uma maratona exclusiva para mulheres. As duas provas foram unificadas em 2007, formando a atual Maratona de Tóquio. Também conta com um percurso considerado rápido e reúne mais de 30 mil corredores anualmente.
Compartilhar link