Com a onda fitness tomando conta das redes sociais, encontrar uma foto de uma mulher sarada praticando exercícios físicos se tornou algo comum. O Instagram, por exemplo, está repleto de blogueiras cheias de gominhos na barriga levantando pesos ao ar livre e sem deixar cair uma gota de suor. Mas sabemos que na verdade as coisas não são bem assim. Na vida real, o corpo feminino pode ser de diferentes formas e belezas – e as atividades físicas são repletas de suor, cabelo desgrenhado e roupas molhadas. Pensando nisso, a campanha This Girl Can, ou “essa garota pode”, foi criada neste mês no Reino Unido para incentivar as mulheres a fazerem esportes, mesmo se for jogar futebol e “suar como um porco”, como o projeto brinca.
A ideia, feita pelo Sport England, órgão ligado ao Ministério de Cultura, Mídia e Esporte da Inglaterra, surgiu após um estudo revelar que grande parte das mulheres entre 14 e 40 anos não pratica esporte porque se sente envergonhada com seu corpo. This Girl Can mostra que as pessoas e principalmente as mulheres podem fazer exercício para se sentirem melhores e felizes e não para buscarem o corpo perfeito.
Em entrevista ao The Huffington Post, Tanya Joseph, diretora executiva da campanha, disse que a prática de exercícios é uma área na qual as mulheres não estão sendo deixadas para trás, mas estão ativamente escolhendo não participar dela. E o motivo era só um: o medo do julgamento.
Em um vídeo de 1min30, a campanha mostra mulheres comuns praticando os esportes que gostam e sem receio algum de seu corpo:
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…