Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por Dr.Domingos Mantelli*
A retenção de líquido faz parte da vida de muitas mulheres e merece cuidados específicos. Esse incômodo é causado por diversos fatores, como falta de exercícios, excesso de sal na alimentação, roupas justas que podem dificultar a circulação, alterações hormonais, gravidez, menstruação, além de reação a altas temperaturas e uso de medicamentos como corticoides e anti-hipertensivos.
É importante estar atenta a esse cenário, já que a retenção de líquido pode estar ligada a outras doenças. A retenção de líquido pode estar associada a problemas de saúde mais sérios como problemas renais, cardíacos ou hepáticos, reações inflamatórias e doenças da tireoide.
Um reajuste na rotina visando o benefício do corpo é fundamental. Os exercícios físicos são uma ótima saída. A corrida pode contribuir para evitar esse mal, assim como outras atividades aeróbicas como dança, caminhada, andar de bicicleta e até mesmo pular corda. Exercícios aeróbicos ou cardiovasculares que aumentem a frequência cardíaca e o ritmo respiratório são atividades que vão causar transpiração e reduzir os líquidos retidos.
Além das atividades físicas, que funcionam como uma drenagem linfática, é preciso cuidados com a alimentação. Comer frutas e tomar bastante água para estimular a função renal e ajudar a eliminar as toxinas. Além disso, consuma um menu equilibrado com frutas, verduras e legumes.
*Dr.Domingos Mantelli é ginecologista e obstetra.
Compartilhar link