Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Durante as corridas, intercalar o treino com intervalos pode ser mais favorável às mulheres do que aos homens, ao menos é o que indica um estudo divulgado pela Universidade Estadual Bowling Green, de Ohio, nos Estados Unidos.
O treino intervalado, caracterizado pela fragmentação do esforço total, alterna a intensidade do exercício, mesclando picos de esforço (do ritmo de moderado ao forte) com pausas de recuperação (ritmo leve).
Os pesquisadores analisaram oito homens e oito mulheres, com idades de 19 a 30 anos, que participaram de treinos de alta intensidade com intervalos e de treinos com ritmos regulados, e com diferentes períodos de recuperação. Os voluntários praticaram seis períodos de quatro minutos em nível alto de intensidade, correndo na esteira, com momentos de “descanso” entre um, dois ou quatro minutos.
Medindo o consumo de oxigênio e ritmo cardíaco, os pesquisadores verificaram que em todos os testes os homens escolheram um ritmo mais rápido, enquanto as mulheres fizeram exercício com uma porcentagem mais alta de seu ritmo cardíaco e de consumo máximo de oxigênio.
Para os pesquisadores, apesar das diferenças de gênero, quando estão na fase de correr, as mulheres tendem a exercitar-se mais que os homens no ponto de vista cardiovascular.
Compartilhar link