Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisadores da Universidade de Montreal (Canadá) deram um bom motivo para as grávidas começarem atividades físicas. Segundo o estudo, exercícios durante a gestação podem estimular a atividade cerebral dos bebês.
Ao conectar 124 eletrodos a cabeça de bebês recém-nascidos, os cientistas descobriram que mulheres fisicamente ativas, convidadas aleatoriamente para a pesquisa, deram a luz a bebês com cérebros mais ativos após 8 a 12 dias do nascimento. Enquanto os bebês dormiam, os cientistas analisaram como seus cérebros respondiam a sons familiares. Os filhos de mães que se exercitavam mostraram uma capacidade maior para processar sons repetidos, mostrando uma maturidade maior das funções cerebrais, ausente em seus colegas que foram gerados pelas mamães que descansaram durante a gestação.
Apresentado durante o Encontro de Neurociência de 2013, em San Diego, na Califórnia (Estados Unidos), o estudo é o primeiro a relacionar a atividade física das mães ao desenvolvimento cerebral de seus bebês. Apesar da descoberta, os pesquisadores canadenses ainda não estão preparados para dizer que a quantidade de exercícios praticados pelas mulheres durante a gravidez, de fato, torna as crianças mais inteligentes, mas eles pretendem continuar seguindo os bebês ao longo do seu primeiro ano de vida, para verificarem se sua alta atividade cerebral resultará em mais conexões neurais e desenvolvimento cognitivo.
Apesar da notícia animadora para as futuras mamães esportistas, nem todas elas devem correr inúmeros quilômetros na esteira. Segundo especialistas, algumas mulheres em gravidez de alto risco devem pegar leve na atividade física. Eles ainda sugerem que elas consultem um médico antes de começar o regime de exercícios.
Compartilhar link