Vida saudável para combater as varizes

Atualizado em 20 de abril de 2016

Um dos problemas mais incômodos para as mulheres são as varizes, defeito que ocorre nas válvulas e paredes das veias. Quando as válvulas estão doentes, o sangue passa a ter um fluxo reverso (refluxo), e isso provoca um aumento do volume sanguíneo dentro da veia superficial, que resulta no processo de dilatação e aparecimento das varizes.

Mas há meios de se livrar desse problema e mostrar as pernas sem medo. Pelo menos 30 minutos de caminhada, pedalada e alongamento podem ajudar a ativar e fortalecer a bomba muscular das pernas, o que facilita ainda mais o retorno venoso.

Além disso, uma dieta saudável, com alimentos ricos em fibras, pode melhorar a digestão, o que evita o aumento da pressão abdominal e debilitação das paredes das veias. Isso reduz o risco de prisão de ventre, varizes e hemorroidas.

Evitar alimentos com gorduras saturadas, responsáveis por aumentar as chances de ter doenças cardiovasculares, e beber entre dois e três litros de água por dia, também, facilitam a eliminação de toxinas e melhoram a circulação. Todas essas ações ajudam a combater o sobrepeso e a obesidade, problemas que dificultam o retorno venoso.

Outra aliada na luta contra as varizes é a meia elástica. Diversos estudos científicos já demonstraram os efeitos positivos da compressão dos membros inferiores, como melhora no retorno do sangue venoso ao coração, na oxigenação dos tecidos e na oscilação muscular, que se refletem na fadiga dos músculos e aumentam a retirada de substâncias como o ácido lático, responsáveis pelas dores e fadiga muscular.

(Fonte: Dr. Marcelo Cury, cirurgião vascular – São Paulo)