Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Os números finais do Brasil no Parapan-Americano 2015, em Toronto, no Canadá foram surpreendentes, tanto para a comissão quanto para os próprios atletas. Isso traduz a melhor performance de uma grande potencia esportiva. Com 257 medalhas ao total – 109 de ouro,74 de prata e 74 de bronze-, o Brasil teve o melhor rendimento em toda a história do evento e até conseguiu superar recordes registrados nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, quando foi conquistada 221 medalhas.
O atletismo nos jogos Parapan-Americanos 2015 terminou com a incrível marca de 80 medalhas.Foram 34 de ouro, 28 de prata e outras 18 de bronze. Um dos recordes batidos foi o da velocista Verônica Hipólito com 13s29 nos 100m da categoria T38, para paralisados cerebrais, em dobradinha com Jenifer Martins 14seg14.
Na natação, o Brasil também obteve grande visibilidade competindo em 15 provas que valiam o pódio e faturando nove medalhas. Entre as conquistas, os atletas protagonizaram uma dobradinha nos 400m livre S9 e um “repeteco” do ouro de Guadalajara (2011) no revezamento misto (4x50m livre 20 pontos) do quarteto fantástico formado por Joana Neves, Daniel Dias, Estefhany Rodrigues e Clodoaldo Silva.
Entre tantas medalhas, o maior destaque ficou com Daniel Dias que virou um super campeão e maior ganhador de medalhas da natação, após confirmar o favoritismo e o maior espaço no pódio nas oito provas que disputou.
O Brasil conquistou o dobro de medalhas do segundo colocado e anfitrião, o Canadá, que terminou a competição com 50 medalhas de ouro. Logo em seguida, os Estados Unidos, com a terceira colocação e 40 medalhas.
O foco do Brasil agora se volta para o Mundial Paralímpico de Atletismo, que vai acontecer em Doha, no Catar, entre os dias 19 e 29 de outubro.
Compartilhar link