Os Jogos Olímpicos do Rio-2016 foram ruins para a natação australiana. Considerados como os grandes favoritos para terminarem na frente no quadro de medalhas e com uma nova geração que prometia brilhar na piscina carioca, os aussies tiveram um desempenho bem abaixo do esperado no Olympic Aquatic Stadium. Deixaram o Rio de Janeiro com apenas dez medalhas conquistadas, um número modesto para quem é uma potência mundial da natação e ainda mais diante do desempenho avassalador dos americanos com 33 pódios.
Mas, pelo que parece, os Jogos Olímpicos já ficaram para trás. Começou ontem, em Brisbane, o Campeonato Australiano de natação que será seletiva do país para o Mundial de Esportes Aquáticos. Até a próxima quinta-feira, os principais atletas do país cairão na água em busca não só das vagas para o time que vai a Budapeste-2017, mas também buscando reerguer a natação australiana. E pelos resultados até aqui a missão está sendo cumprida.
Logo no primeiro dia de competições já tivemos um resultado bastante expressivo. O velocista Cameron McEvoy venceu os 50m livre anotando o tempo mais rápido do mundo em 2017: 21s55. O nadador foi absoluto em toda a prova e não foi ameaçado em momento algum já que o segundo colocado, James Roberts, chegou 36 centésimos depois.
McEvoy ainda nadou hoje os 200m livre terminando em quinto lugar com 1min47s60. Ele ainda tem na quarta-feira os 100m livre para disputar. McEvoy busca um destino diferentes das temporadas anteriores quando cravava as melhores marcas no início do ano e depois não conseguia melhorá-lhas nos principais eventos.
Outros bons resultados vieram nas provas femininas. Nos 100m livre as irmãs Campbell fizeram as melhores marcas da temporada 2017. Nas eliminatórias Cate marcou 52s78 e na final Bronte foi mais veloz com 52s85. Destaque também para os 53s12 de Emma McKeon que mostram que o 4x100m livre aussie chegará bem a Budapeste.
Já nos 100m costas, Emily Seebohm não deu chance as adversárias e com 58s62 fez seu melhor resultado na distância desde o Campeonato Australiano do ano passado. Outros campeões nestes primeiros dias foram Mitchell Larkin nos 200m costas (1min56s66), Emma McKeon nos 100m borboleta (57s27), David Morgan nos 100m borboleta (51s81) e Mack Horton nos 400m livre (3min44s18).
O Campeonato Australiano pode ser acompanhado ao vivo pelo streaming através do site oficial da Federação Australiana que você pode ver aqui. As finais tem transmissão diária a partir das 19h30 locais (6h30 no horário de Brasília). Os resultados completos de todas as provas podem ser encontrados aqui.
Por Guilherme Freitas
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…