Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nadar 193 km é algo que muitos nadadores fazem ao longo de um ano ou de um mês intenso de treinamentos. É uma distância longa e bastante desgastante. Agora imagine nadar toda esta distância em águas abertas, em apenas sete dias e com uma média de 27,5 km diários! Muitos dirão que é impossível, não é mesmo? Pois é isso que a experiente nadadora Marta Izo vai fazer em junho do ano que vem, quando encarará um desafio único: nadar por oito pontes ao longo do Rio Hudson, em Nova York, nos Estados Unidos.
A longa quilometragem não assusta Marta. Ao longo de sua carreira, ela acumula diversas travessias de longa distância no Brasil e no exterior, com destaque para o fato de ter sido a quinta mulher a atravessar o Canal da Mancha, o estreito de água de 34 km que separa a Inglaterra da França. Anos depois, ela fez novamente a travessia compondo uma equipe de revezamento com quatro nadadoras que fez o percurso de ida e volta. Mesmo assim, Marta vem treinando pesado para conseguir suportar este desafio.
“Nado cinco vezes por semana mas terei que aumentar para seis no ano que vem. Faço ainda pilates, musculação, alongamentos e massagens para complementar o treinamento. Pelo menos uma vez por mês nado na represa um treino mais longo, de 3 a 4 horas, em água um pouco mais fria que me ajuda a se adaptar as travessias. Ainda faltam oito meses (35 semanas), parece muito, mas, ao mesmo tempo, não é e já estou até com aquele velho conhecido friozinho na barriga. Mas na água me sinto mais viva, mais livre, mais feliz”, conta Marta que busca entrar para a seleta lista de atletas que já completaram o desafio. Até hoje apenas seis nadadores conseguiram concluir a travessia: Grace van der Byl, Rondi Davies, Andrew Malinak, Lori King, Cheryl Reinke e Paige Christie.
Uma curiosidade é que a cada dia a prova começará na maré vazante de uma ponte e terminará na ponte seguinte. O desafio tem início na Rip Van Winkle Bridge e terminará na Verrazano Narrows Bridge, nos limites de Nova York. O Rio Hudson tem 607 km de extensão e corta praticamente todo o estado de Nova York, nascendo na região das Adirondack Mountains e desaguando na Upper Bay de Nova York, ao sul da Ilha de Manhattan.
Por Guilherme Freitas
Compartilhar link