Etiene Medeiros conquistou, na tarde desta quinta-feira, o primeiro ouro da história da natação feminina brasileira em um Mundial de Natação de piscina longa. A brasileira venceu a final dos 50m costas em Budapeste com o tempo de 27s14, superando a chinesa Fu Yuanhui por apenas um centésimo (27s15). Aliaksandra Herasimenia, da Bielorrússia, ficou em terceiro com 27s23.
A diferença de um centésimo entre primeiro e segundo lugar já apareceu na semifinal, em que as duas se destacaram como favoritas – a brasileira com 27s18, o melhor tempo da sua vida, e a chinesa com 27s19. A final foi uma revanche para Etiene, já que no Mundial de 2015, em Kazan, na Rússia, ela levou a prata e o ouro ficou com Fu.
Além da prata em 2015 – que foi a primeira medalha da natação feminina brasileira na competição – , Etiene também foi a primeira mulher medalhista pelo Brasil em um Mundial de piscina curta (ouro nos 50m costas em 2014, no Catar) e a primeira brasileira a vencer uma prova nos Jogos Pan-Americanos (100m costas em Toronto, 2015).
“Foi uma temporada diferente, estava relaxada desde o início do ano. Estou muito feliz! Foi por pouco, a chinesa é uma ótima adversária”, disse ela, após a prova, em entrevista ao Globo Esporte.
Marcelo Chierighini foi o outro brasileiro que nadou no dia. Um pouco antes da prova de Etiene, ele chegou em quinto lugar na final dos 100m livre. Marcelo classificou sua prova como “frustrante”.
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…