Aconteceu no sábado, 1, no posto 6 da Praia de Copacabana, um evento em homenagem aos quatro nadadores que já conseguiram atravessar a nado a travessia do Leme ao Pontal, um trecho de 35 km que liga esses dois pontos da cidade do Rio de Janeiro e cuja travessia é organizada pelo Leme to Pontal Swimming Association (LPSA). Luiz Lima, Adherbal Oliveira, Paulo Amaral e Patrícia Farias receberam troféus e certificados de reconhecimento.
Tudo começou em 2008, quando Luiz Lima resolveu homenagear Tim Maia e divulgar as águas abertas ao decidir nadar entre os dois pontos famosos do Rio de Janeiro. ”Minha única intenção era transformar esta travessia do Rio tão emblemática quanto, por exemplo, a do Canal da Mancha. Ou, pelo menos, muito emblemática a nível nacional.”
“Mas a Travessia do Leme ao Pontal também pode ser muito difícil de ser concluída, porque a gente nunca sabe as condições do vento ou do mar. Você pode enfrentar uma condição adversa e, por isso, pode ser muito difícil também”, conta Luiz Lima. O atual Secretário de Alto Rendimento do Ministério dos Esportes ainda elogiou a LPSA. Hoje, a associação tem como finalidade fazer da prova a mais grandiosa possível valorizando o feito do atleta e dando segurança para o atleta, que é o mais importante, finaliza.
O segundo atleta a concluir este percurso foi Adherbal de Oliveira. Na época, ele estava treinando para encarar o Canal da Mancha e como forma de preparação resolveu simular uma prova semelhante como teste e decidiu fazer a prova Do Leme ao Pontal. Hoje atuando como secretário da LPSA afirma que pretende ajudar na massificação das águas abertas do Brasil. Minha maior motivação é fomentar a modalidade e divulgar as belezas naturais do Rio, além de despertar o instinto de desafio dos atletas, conta.
Terceiro atleta a cruzar a nado esta prova e também homenageado no evento, Paulo Amaral disse que as belezas naturais do Rio são um atrativo a mais para quem for encarar o desafio. “Recomendo que os atletas façam essa travessia porque, além de ser desafiador para qualquer nadador, é um percurso muito bonito e privilegiado por passar por pontos belíssimos da cidade do Rio de Janeiro”, conta o nadador que não descartou no futuro fazer o trajeto em ida e volta.
Primeira e única mulher a ter realizado essa prova até hoje, Patrícia Farias afirmou que sua conquista representa a forma feminina e também que o desafio esta a alcance de qualquer pessoa que treinar e mostrar comprometimento. ”Eu sempre tive esse sonho de realizar a prova e quando acompanhei a travessia do Adherbal em 2015, fui desafiada pelo meu técnico (Renato Ribeiro) a nadá-la. Topei na hora e treinei muito para conseguir esse feito”, relembra a nadadora que concluiu sua prova este ano.
Renato Ribeiro, presidente da LPSA, afirma que o objetivo da instituição agora é ajudar no crescimento das longas provas de águas abertas no Brasil. “Espero fazer da LPSA uma grande associação no Brasil e com reconhecimento internacional como as grandes associações. Espero que essa modalidade de ultramaratona aquática cresça no Rio e no Brasil”, afirma o também técnico da equipe Navegantes que também espera ver novos atletas realizando o desafio em breve.
Para o futuro já candidatos para desbravar esta prova e fazer parte deste seleto grupo. Ainda este ano, uma equipe de revezamento da LL Gladiadores formada por Humberto César, José Getúlio, Marcelo Nissenbaum, Georges Louis Lezaun e o pioneiro Luiz Lima vai tentar em novembro ser a primeira equipe em revezamento a fazer o trajeto. Em dezembro, o amazonense Vitor Gadelha também pretende fazer a travessia e uma equipe de nadadores de São Paulo estuda sua realizar a prova de revezamento, finaliza Adherbal.
Para mais detalhes e informações acessem a página oficial do LPSA, clicando aqui.
* Colaborou com essa matéria Erika Magalhães.
Por Guilherme Freitas
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…