Pela primeira vez na história, um revezamento conseguiu concluir os 36 km da travessia do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro. Foi na madrugada de sábado para domingo que a equipe dos Gladiadores formada por Luiz Lima, Humberto Costa, José Getúlio Filho, Pedro Alquéres, Marcelo Nissenbaum e Georges Lezaun atravessou a nado a travessia e tornou-se a pioneira na prova por equipes. Largando da Praia do Leme e chegando na Praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, a equipe foi bastante celebrada pelo público na areia e pelo barco de apoio ao longo da travessia.
De acordo com as regras da Leme to Pontal Swimming Association (LPSA), organização que cuida da travessia, a equipe dos Gladiadores deveria realizar a travessia na janela de 4 a 10 de novembro. Inicialmente a travessia seria na madrugada de sexta para sábado, mas após consultas meteorológicas, foi decidido realizar a tentativa no dia seguinte. As 1h03 de domingo, Luiz Lima caiu na água para dar início a epopeia dos Gladiadores. Além de grande motivador, foi a referência técnica para os demais. Pouco antes de sua largada a equipe passou por um fato bastante curioso. O cachorro da embarcação se empolgou quando viu Luiz Lima pular na água e se jogou junto, levando o pessoal do barco as gargalhadas.
A cada 1 hora um membro da equipe dos LL Gladiadores caia na água e nadava por 1 hora ininterrupta até passar a vez para outro companheiro. Após Luiz vieram em sequência Marcelo, José Getúlio, Pedro, Humberto e Georges. Quando todos já haviam nadado a ordem foi repetida até que já se aproximando da Praia do Pontal coube a José Getúlio encerrar a travessia dos Gladiadores em 8h11min32s, tempo que passa a ser o recorde a ser batido pela próxima equipe que for encarar a travessia em revezamento. “Foram todos momentos muito difíceis, mas muito agradáveis também. É uma delícia fazer”, disse José Getúlio assim que chegou a Praia do Pontal depois de nadar 36 km com a equipe dos Gladiadores.
Com esse resultado o time dos LL Gladiadores passa a ser o quinto a concluir a travessia do Leme ao Pontal. Até o final do ano já há outras tentativas agendadas, sendo quatro de São Paulo (Revezamento masculino da Equipe Aquaman, revezamento misto da Team RR, Marcos Campos e Juliana Machado) e um do Amazonas (Vitor Gadelha). Para o ano que vem já há um atleta do Rio de Janeiro confirmado (Tomás Cunha).
Por Guilherme Freitas
Colaborou Érika Guimarães
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…