Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na segunda (19 de maio), foi publicada uma lista que traz os 50 atletas de maior valor comercial do mercado mundial. E de acordo com o levantamento feito pela revista inglesa Sportspro com a colaboração do canal de TV Eurosport, o piloto britânico Lewis Hamilton aparece na primeira posição e a única nadadora no Top 10 é a norte-americana Missy Franklin, de apenas 19 anos.
E o mais surpreendente na escolha de Missy Franklin é que ela é a única não-profissional entre os 50 listados. Além disso, apenas a nadadora da Universidade de Berkeley, na Califórnia (Estados Unidos), figura o Top 50 sem receber nenhum centavo com o esporte. De acordo com as regras da NCAA (entidade que rege o esporte universitário norte-americano), não é permitido que atletas universitários lucrem com o esporte.
A nadadora é a melhor entre as mulheres que figuram no Top 50 e aparece em oitavo lugar na lista. Segundo os critérios da revista Sportspro, foram analisados vários níveis de influência e participação dos esportistas. Fatores como idade, impacto no país de origem e a nível internacional, carisma e possibilidade de investimento em suas carreiras pesaram na hora de fazer a lista.
O ranking que traz os 50 atletas de maior valor comercial do mercado mundial é publicado desde 2010, quando o jogador norte-americano de basquete Lebron James liderou a lista. Um ano depois, o velocista jamaicano Usain Bolt ficou no topo do Top 50 e, nos últimos dois anos, Neymar foi o primeiro.
Veja o Top 10 dos atletas mais valiosos do mercado mundial:
1º Lewis Hamilton, Fórmula Um, Grã-Bretanha
2º Virat Kohli, críquete, Índia
3º Robert Griffin III, futebol americano, Estados Unidos
4º Cristiano Ronaldo, futebol, Portugal
5º Grigor Dimitrov, tênis, Bulgária
6º Usain Bolt, atletismo, Jamaica
7º Neymar, futebol, Brasil
8º Missy Franklin, natação, Estados Unidos
9º Blake Griffin, basquete, Estados Unidos
10º Sjoane Stephens, tênis, Estados Unidos
Compartilhar link