O Troféu Brasil Maria Lenk, principal competição do calendário brasileiro de natação, teve o Pinheiros novamente como campeão. Com 328 atletas e 38 equipes em cinco dias de disputa, o clube venceu o torneio pela quarta vez consecutiva. O Minas Tênis Clube ficou em segundo e a Unisanta em terceiro na disputa.
Um dos destaques do Maria Lenk deste ano foi Fernando Scheffer. Depois de quebrar o recorde sul-americano nos 400m livre nadando para 3min49s06, o atleta, que completou 20 anos recentemente, nadou os 200m livre em 1min46s08 e estabeleceu um novo recorde sul-americano também desta prova.
Outro atleta que também conseguiu um grande feito foi Nicholas Santos, duas vezes medalha de prata nos 50m borboleta do Campeonato Mundial. Na prova em que é especialista, o atleta da Unisanta subiu ao lugar mais alto do pódio com 22s97, o segundo melhor tempo do mundo esse ano – Benjamin Proud nadou para 22s96.
Depois de superar um vírus semanas antes de disputar o Maria Lenk, Leonardo de Deus deu um exemplo de superação. Ele conquistou o ouro nos 200m borboleta, em 1min55s55, apenas 14 centésimos acima de sua melhor marca na carreira. Além do título, Léo de Deus se tornou o nadador em atividade com mais vitórias individuais no Maria Lenk (19, contra 17 de Cesar Cielo).
A nova geração da natação brasileira também fez bonito no torneio. Além de Vinicius Lanza, que conquistou a medalha de ouro nos 100m borboleta com o tempo de 51s42, Gabriel Fantoni foi campeão dos 100m costas, superando o atleta olímpico e experiente Guilherme Guido, graças à marca de 54s07.
Outra promessa do Brasil, o atleta do Pinheiros Guilherme Costa superou o próprio recorde sul-americano nos 800m livre em quase 4s. O nadador de 19 anos venceu a prova em 7min52s54.
Outras bons resultados ficaram por conta da campeã olímpica, em 2012, Ruta Meilutyte. A lituana não decepcionou e foi a melhor nos 100m peito feminino. A atleta do Flamengo nadou para 1min07s35. Além dela, Viviane Junglubt, que já havia vencido os 400m livre, não deu chance às adversárias e ganhou novamente nos 1.500m.
Mais uma estrela do Maria Lenk, Cesar Cielo nadou o revezamento 4x100m do Esporte Clube Pinheiros formado por ele, Gabriel Santos, Breno Correia e Pedro Spajari. Os brasileiros fecharam a prova em 3min14s31 e estabeleceram um novo recorde do campeonato.
O último dia também reservou uma grande marca. Bruno Fratus, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, completou os 50m livre com o tempo de 21s35, segundo melhor tempo do mundo desta temporada.
Com um peso especial nesse ano, o Maria Lenk classificou para o Pan-Pacífico e para os Jogos Olímpicos da Juventude. Clique aqui e confira a lista de atletas classificados, divulgado pela CBDA.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…