Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O sonho de completar as principais provas de águas abertas do mundo ganha um novo capítulo a partir desta quarta-feira para Samir Barel. Após atravessar a nado o Canal da Mancha, a Volta à Ilha de Manhattan e a Travessia Hernandarias-Paraná, o experiente nadador de águas abertas inicia seu mais novo desafio: a Travessia do Canal de Catalina, estreito de água que separa a Ilha de Catalina da costa oeste dos Estados Unidos e que tem cerca de 36 km de percurso.
A prova é uma das mais difíceis e exigentes do mundo. Afinal até hoje foram poucos os atletas que conseguiram registrar esse feito, entre eles dois brasileiros: Dailza dos Santos, em 1993, e Adherbal Oliveira, que atravessou o canal em julho deste ano.
A Travessia do Canal de Catalina conta com muitas particularidades. Uma delas é a recomendação de iniciar a prova à noite devido a presença de tubarões e muitos peixes na região. Como na escuridão noturna o nadador não atrairá tanta atenção dos animais marinhos, esse período é o mais indicado para fazer a travessia. Porém, há outras dificuldades, como a água gelada, as fortes correntes e a falta de visibilidade.
Samir sabe que esta não é uma travessia comum e vem se preparando a meses para conseguir concluir este objetivo. Nadar a noite em mar aberto será uma experiência bem diferente e isto é um fator que me atrai nessa prova, algo que as outras que já realizei não tem. Minha preocupação será acertar muito bem a hidratação para não ter enjoos. Também fiz quatro treinos específicos simulando a natação em período noturno, conta o nadador que também procurou ouvir a experiência de Adherbal para encarar este nova desafio. Conversei com ele e pude tirar algumas duvidas e receios que tinha. Assim, me sinto muito preparado, finaliza.
Além de encarar esta travessia como uma grande missão e paixão pelo esporte, Samir também pensa no bem da sociedade e tem dois objetivos que o motivam a realizar estas grandes provas em águas abertas. Primeiro objetivos é promover e divulgar a maratona aquática em todo o Brasil, uma modalidade possui uma série de benefícios, tais como incentivar o turismo e o contato direto com outras culturas e, claro, com a natureza. E o segundo, é mostrar para as pessoas que Todos Somos Capazes, um lema que carrego comigo, superar obstáculos inimagináveis e estimular qualquer pessoa a superar seus desafios particulares.
Samir começa a nadar a Travessia do Canal de Catalina a partir das 23h desta quarta-feira (3h da manhã no horário de Brasília) e chegará ao seu destino na manhã de quinta-feira. O longo trajeto entre a Ilha de Catalina e acosta californiana costuma ser atravessado em média de 9 e 10 horas.
Por Guilherme Freitas
Compartilhar link