Você em algum momento já deve ter assistido as provas de natação paraolímpica de atletas com deficiência visual. Sempre que o nadador esta se aproximando da parede o técnico precisa estar a postos para cutucá-lo com uma vara. Esse toque serve para avisá-lo que aquele é o momento exato para executar a virada e continuar a prova. Como nada neste mundo está imune a tecnologia, já vem sendo desenvolvido um produto totalmente inovador: uma touca que vibra no momento em que será realizada a virada.
Batizada como Blind Cap (em português touca para cegos), este acessório foi desenvolvido pela gigante de tecnologia sul-coreana Samsung em parceria com o Comitê Paralímpico da Espanha e com a agência de comunicação Cheil, de Madri.
Assista aqui ao vídeo da Blind Cap
Com tecnologia bluetooth e sensores presos a touca, o acessório emite uma vibração na cabeça do nadador sempre que ele se aproxima da parede. Para que o sinal seja captado o técnico precisa acionar o alerta em seu dispositivo manual que deve ser sincronizado com o Gear S2, o smartwatch da Samsung, ou via um aplicativo a ser instalado em algum smartphone Android.
O aparelho ainda esta em fase de testes e foi apresentado para uso apenas em competições com atletas de elite, porém devido a proximidade do início dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016, que começam em 106 dias, é muito improvável que Comitê Paralímpico Internacional autorize o uso deste acessório na competição. Porém, será uma sugestão muito interessante e poderá no futuro fazer parte da realidade da natação paralímpica.
Por Guilherme Freitas
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…