Um Rei e Rainha do Mar arretado em Salvador

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

Pela primeira vez o mar de Salvador foi palco de disputas do Desafio Rei e Rainha do Mar. A etapa, que foi a terceira da temporada 2016, aconteceu na Praia de São Tomé de Paripe, famosa por suas águas calmas e belezas naturais. E além contar com a presença de mais de 2500 atletas de todo o Brasil a etapa teve a participação de atletas de elite, como medalhistas em Jogos Pan-Americanos e Campeonatos Mundiais da Fina.

Foram realizadas três provas de águas abertas, o stand-up paddle, o beach run e o beach biathlon, esta última que contou com a presença de vários nadadores de elite que além de darem suas braçadas, correram pelas areias de São Tomé de Paripe. Porém, o grande destaque foram as duas provas (masculino e feminino) da categoria Challenge, a principal prova do circuito e que teve a distância de 4 km.

 

O pódio feminino da prova Challenge - Foto: Site oficial do Rei e Rainha do Mar

O pódio feminino da prova Challenge – Foto: Site oficial do Rei e Rainha do Mar

 

A disputa pela vitória na prova masculina foi intensa e decidida apenas na batida de mão. Melhor para o nadador do Grêmio Náutico União Fernando Ponte que superou por alguns centésimos o argentino Guilermo Bertolla, medalhista de bronze no Pan de 2011 e o baiano Victor Colonese da Unisanta que também foram ao pódio. Destaque para o atleta da casa Luis Rogério Arapiraca e para o carioca Arthur Pedroza que também chegaram próximos de disputar a vitória.

Na prova feminina a italiana Alice Franco venceu sem muitas dificuldades. Ela que foi medalhista de bronze nos 25 km no Campeonato Mundial de Xangai-2011 chegou meio minuto a frente da peruana Maria Alejandra Garcia, vice-campeã. Gabriela Ferreira foi a melhor brasileira ao chegar na terceira colocação poucos segundos atrás de Maria. Betina Lorscheitter e Catarina Ganzeli completaram o top 5 da prova.

 

Luis Rogério Arapiraca no momento de sua vitória - Foto: Site do Rei e Rainha do Mar

Luis Rogério Arapiraca no momento de sua vitória – Foto: Site do Rei e Rainha do Mar

 

Se no Challenge não deu para Luis Rogério Arapiraca, o nadador compensou ganhando as outras duas provas do Rei e Rainha do Mar. O atleta venceu no Sprint, que teve 1 km de percurso, e no Classic, com distância de 2 km. No feminino Gabriela Ferreira foi a campeã no Sprint e Betina Lorscheitter levou o título no Classic.

A primeira edição do Desafio Rei e Rainha do Mar nas águas da Bahia será lembrada pelo equilíbrio e chegadas emocionantes. O evento ainda foi prestigiado por grandes atletas, como o surfista Pedro Scobby e o nadador Allan do Carmo que disputa mês que vem os Jogos Olímpicos. Uma estreia pra lá de arretada! Confira os resultados completos da etapa clicando aqui.

Por Guilherme Freitas