Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O mundo da natação de alto rendimento está a mil. Diversos campeonatos nacionais estão acontecendo neste momento ou terminaram recentemente. Entre diversos nadadores que estão fazendo belas performances temos Sarah Sjöstrom, que quase bateu um recorde mundial na Suécia, Cameron McEvoy, liderando a velocidade mundial na Austrália, e a expectativa para os nadadores japoneses que começam a nadar nesta quinta-feira. Porém, o campeonato que mais vem registrando marcas expressivas é o Campeonato Chinês, que começou segunda-feira na cidade de Quindao.
A performance mais impressionante até o momento veio com o vice-campeão olímpico dos 100m costas. Xu Jiayu teve uma performance sensacional em Quindao ao vencer a prova com 51s86, apenas um centésimo acima do recorde mundial feito por Ryan Murphy na abertura do revezamento 4x100m medley no Rio-2016.
Com esse resultado, Jiayu não só estabelece um novo recorde asiático como deixa para trás Aaron Peirsol, que além de Murphy era até então o outro homem a ter nadado a distância abaixo dos 52 segundos.
Quem também vem fazendo uma boa campanha é a estrela Sun Yang. O gigante chinês começou bem a temporada levando duas medalhas de ouro nos três primeiros dias de evento. Nos 400m livre venceu com 3min42s16 e nos 200m livre o resultado foi ainda melhor com 1min44s91, tempo bem próximo do que lhe deu a medalha de ouro olímpica ano passado no Rio de Janeiro. As marcas nas duas distâncias são as melhores do mundo em 2017 até o momento.
Além de Jiayu e Yang, outros nadadores chineses também conseguiram resultados expressivos no Campeonato nacional. A medalhista olímpica de bronze nos 100m costas, Fu Yuanhui, melhorou seu recorde chinês ao cravar 58s72 na prova e tornar-se a terceira mulher em 2017 a nadar a prova abaixo dos 59 segundos.
Nos 100m peito masculino, Yan Zibei marcou 58s92 nas eliminatórias, nos 400m livre feminino Bingjie Li nadou para 4min02s52 e nos 200m medley feminino Ye Shiwen venceu com 2min11s66.
O Campeonato Chinês termina na próxima quarta-feira, dia 19 de abril. Para ver os resultados clique aqui. Pelo desempenho dos nadadores chineses até o momento, pode-se se esperar uma delegação bastante competitiva e disposta a melhorar a fraca performance no Rio-2016 quando o país conquistou apenas seis medalhas. O Mundial de Budapeste-2017 promete!
Por Guilherme Freitas
Compartilhar link