Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O sonho da maratonista aquática e professora de educação física Marta Mitsui Izo virou realidade. Após juntar mais de R$ 50 mil em um site de financiamento coletivo, ela foi a mulher mais rápida entre os dez participantes da prova 8 Bridges, no Rio Hudson, que corta o estado de Nova York, nos Estados Unidos. Na classificação geral, terminou em quarto lugar – eram sete homens e três mulheres.
Durante uma semana, entre os dias 15 e 22 de junho, Marta nadou 193km. Seu tempo total foi de 39h03min06s, com até 7h47min dentro da água no dia do maior trecho (32km). No tempo em que esteve no Rio Hudson, ela enfrentou temperaturas baixas – de 17 a 21º C – e ventos fortes, e retornou ao Brasil com a sensação de dever cumprido.
“Tudo vai ficar guardado na minha memória. Fiquei em quarto lugar na classificação geral e fui a primeira na categoria feminina. Conheci pessoas maravilhosas, que me ajudaram muito”, afirmou.
Apesar do tráfego intenso de barcos, lanchas e navios cargueiros em alguns trechos do percurso, Marta diz que se sentiu segura todo o tempo e fez elogios à organização “impecável” da prova.
A 8 Bridges foi realizada pela primeira vez em 2011 e é encarada por nadadores de águas abertas como uma missão complicada. Apenas seis pessoas haviam concluído o trajeto até 2017. Outros dois brasileiros disputaram a prova ao lado de Marta: Flavio Toi, que concluiu o desafio em 39h00min04s, e Harry Finger, que terminou em 45h38min54s. O atleta mais rápido foi Stephen Rouch, com 35h38min29s.
Compartilhar link