Programa de treinamento inspirado na preparação do exército americano, o CrossFit vem conquistando cada vez mais adeptos nas academias de ginástica. Dentre seus benefícios, estão a melhora da resistência cardiorrespiratória, da resistência muscular, da flexibilidade, da potência, da velocidade, da agilidade e do equilíbrio, de modo que essa pode ser uma boa pedida de atividade complementar para quem nada.
Como o CrossFit permite trabalhar a musculatura como um todo, de forma equilibrada, o nadador pode tirar proveito da atividade para ganhar rendimento dentro da água. Isso porque durante natação os músculos dos membros superiores, do abdômen e dos membros inferiores são muito exigidos e precisam ser trabalhados, para que haja um equilíbrio muscular – o que será refletido em melhor postura e rendimento nas piscinas.
Mas por ser um exercício intenso e desgastante, é preciso pensar na planilha de treinamento. A atividade deve ser encaixada em um dia de treino leve ou day off, umas duas vezes por semana, para não haver desgaste excessivo.
A seguir, quatro exercícios benéficos para quem nada:
1. Burpee
Posicionado em prancha frontal de quatro apoios, com o braço estendido e o abdômen contraído, inicie o movimento trazendo simultaneamente os joelhos à frente logo abaixo dos quadris. Projete o tronco para trás e estenda as pernas até ficar em pé, na posição atlética. Na sequência, em um único movimento, realize um salto o mais alto possível, elevando os braços acima da cabeça e estendendo o corpo inteiro e saindo do chão. Aterrisse projetando o tronco à frente e tocando o chão com as mãos. Projete as pernas para trás voltando à posição inicial.
2. Agachamento
O exercício é realizado em pé, com a coluna ereta, segurando pesos paralelos ao corpo em cada uma das mãos. Nessa posição, dê um passo à frente flexionando o joelho de trás num ângulo de 90º. Depois retorne à posição inicial e faça o mesmo movimento com a outra perna.
3. Snatchs
Também conhecido como levantamento olímpico, segure a barra com as mãos afastadas, levantando a carga do chão e a levando acima da cabeça em um único movimento.
4. Sprints
Com dois cones separados por cera de 50 metros, corra de um lado a outro com a maior intensidade e velocidade.
(Fontes: Alessandro Shell, professor de natação da Cia Athletica unidade Granja Vianna e coach do Águia 3 Crossfit, box de Crossfit da Cia Athletica Grana Vianna)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…