Categories: Treinamento

6 alongamentos para o nadador

Reduzir o risco de entorse articular, lesão muscular, problemas de postura na coluna, além de promover o desenvolvimento da consciência corporal e o aumento do cumprimento muscular, são os principais benefícios do alongamento, que pode ser realizado de várias maneiras, dependendo dos objetivos, condição física e necessidade do atleta.

Ele pode ser feito em qualquer lugar e, no caso da natação, não há necessidade de realizar um alongamento muito forte antes do treino. O ideal seria um breve aquecimento da musculatura, juntamente com um breve alongamento. Antes de cair na água, o mais indicado seria o aquecimento, pois eleva a frequência cardíaca, irriga sangue para a musculatura e lubrifica as articulações.

Já no pós-treino, deve-se dar mais atenção ao alongamento, pois depois da sessão de treino, os músculos estarão fadigados e necessitando de relaxamento. Neste momento, após sair d’água, o alongamento ajudará o nadador a voltar a calma, baixando sua frequência cardíaca.

A seguir, confira alguns exemplos de alongamento que, se executados de modo correto, ajudam a melhorar a saúde e a forma física, além de prevenir lesões:

Tríceps

Elevar o braço acima da cabeça, flexionar o cotovelo aproximando a mão da nuca e, com a mão oposta, puxar levemente o cotovelo para trás da cabeça.

   

Lombar, posteriores da coxa e panturrilhas

Com os pés apoiados no tanquinho, a 45°, estender totalmente as pernas, fazendo uma flexão de tronco. Com os braços entendidos e cabeça abaixada, aproximar as mãos o mais próximo possível dos pés.

    

Trapézio

Com a coluna reta, peitoral aberto e ombros abaixados, abaixar a cabeça sem modificar a postura. Colocar as duas mãos na parte posterior da cabeça fazendo uma leve pressão para baixo.

    

Peitoral e porção anterior do ombro

Apoiar a mão no espaldar, elevando o braço na linha do peito. Com o braço totalmente estendido, fazer uma rotação do corpo à frente, de modo que o braço fique voltado para trás em relação ao tronco.

    

Quadríceps

Flexionar o joelho, elevando o calcanhar pra trás e, com a mão segurando na ponta do pé, fazer uma leve pressão contra o glúteo.

    

Dorsal, trapézio e porção posterior do ombro

Elevar o braço, totalmente estendido, até a altura do peito e com a mão oposta puxá-lo, levemente, contra o peito.

    

 

(Fonte: Silvio Campioni, professor da academia Cia. Athletica, unidade Anália Franco – São Paulo)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

5 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

5 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago