Parece fácil, mas dividir a raia com outro companheiro não é tão simples assim. Dividir com até seis nadadores, então, nem se fala. Apesar de parecer desconfortável, essa realidade é muito comum na natação, pois nem sempre a piscina é exclusivamente reservada para um único treino.
“Os iniciantes são os nadadores que têm mais dificuldade em dividir a raia com alguém, mas já vi atletas mais experientes cometerem erros básicos e causarem acidentes, principalmente no nado costas”, afirma Thiago Vinhas, treinador da Elo Academia. Para que exista harmonia entre todos os companheiros de piscina, algumas regras são essenciais:
Respeite sua velocidade
“Os professores procuram dividir conforme o nível de cada pessoa, para todos nadarem em um mesmo ritmo e rodarem de forma sincronizada e organizada”, explica Thiago.
O termo “rodar raia” é utilizado para se referir ao rodízio entre os nadadores que, em casos assim, sempre nadam pela direita e voltam pela esquerda, uma regra adotada por todos. Dessa forma, não tenha vergonha em seguir seu ritmo. Caso contrário, a chance de atrapalhar algum nadador da mesma raia é bem grande.
Regras de ultrapassagem
Como algumas raias são divididas com até seis pessoas, nem sempre o ritmo dos nadadores é sincronizado. Dessa forma, podem acontecer algumas tentativas de ultrapassagem. “Em raias lotadas, não aconselhamos nenhuma pessoa ultrapassar a outra, mesmo isso não sendo proibido”, sugere o treinador.
“Quando o nadador estiver um pouco mais rápido que o da frente, ele deve sinalizar que quer realizar a ultrapassagem. A melhor maneira para mostrar isso é dando uma batida no pé do seu companheiro”, completa. Lembre-se: ela deve ser realizada sempre pelo meio da piscina, sem invadir o espaço do nadador que está vindo no sentido contrário.
Virada
A virada é bem simples: faça ela pelo meio e continue seguindo o seu ritmo na parte lateral da raia.
Nado costas
Dividir a raia no nado costas é uma das principais dificuldades dos nadadores. “É um pouco mais complicado, porque o atleta acaba perdendo a noção de espaço. Em piscinas fechadas, o nadador pode usar até o teto como referência. O mais recomendado para quem tem dificuldade é ir olhando para o lado ou tocando na raia”, recomenda Thiago.
Para regra de ultrapassagem, Thiago explica que é ainda mais difícil. “Quando ele estiver nadando de costas, o ideal é se virar de frente e ultrapassar o colega. Por isso, para evitar essa quebra de ritmo, aconselho que o nadador diminua a velocidade e nade de acordo com o seu colega da frente”, recomenda.
Descanso
A regra básica ao se cansar no rodízio é descansar ou se hidratar nos cantos da borda, de preferência em um lugar que não atrapalhe os outros nadadores.
Quer ver na prática? Entenda melhor como funciona essa divisão nas raias:
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…