Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
No dia 13 de dezembro acontece mais uma edição da Fuga das Ilhas, prova que reúne milhares de atletas na Barra do Sahy (SP). A imensidão do mar pode assustar. Mas se você estiver preparado, nada irá impedi-lo de nadar bem. Isso porque a natação em águas abertas é fascinante. O contato com a natureza e o desafio de não saber ao certo as condições que você vai encontrar no dia da prova fazem com que seja preciso ter uma boa capacidade de adaptação e superação, tanto na parte técnica como na mental.
Se você está se preparando para nadar pela primeira vez em mar aberto siga as dicas abaixo para fazer treinos mais proveitosos e para deixar o nervosismo típico da estreia longe de você. Essas estratégias são importantes porque a maior parte dos atletas treina somente em piscina. Mas é preciso fazer algumas mudanças na técnica do nado para se dar bem no desafio da Fuga das Ilhas.
MAR ABERTO: 7 DICAS PARA NADAR À NOITE
NATAÇÃO: CÃIBRAS EM ÁGUAS ABERTAS
EDUCATIVOS PARA TREINAR SUA DIREÇÃO
1. Durante os treinamentos, dê maior ênfase ao nado crawl.
2. Procure fazer a respiração bilateral, quando você respira tanto pelo lado direito quando pelo lado esquerdo. Isso ajuda a manter o equilíbrio do nado e você fica sempre atento ao seu redor.
3. A cada três ou quatro ciclos de braçada, faça uma respiração frontal para manter-se no percurso determinado pela prova.
4. Procure pontos de referência fora da água para favorecer a sua navegação como, por exemplo, torres de transmissão, um prédio colorido, uma árvore etc.
5. Não se afobe na largada. Encaixe o ritmo do nado naturalmente, mantendo a respiração e velocidade dentro do que seu corpo permite.
6. Sempre faça um breve aquecimento antes de entrar na água e aproveite para ver se está tudo certo com os óculos, touca, etc.
(Fonte: Romina de Nicolai, professora de natação da Cia Athletica, unidade Anália Franco)
Compartilhar link