Antigamente, o nado borboleta era conhecido como nado golfinho, já que e um dos movimentos mais utilizados nesse estilo são as “golfinhadas” ou ondulações. E para executar o movimento da melhor forma possível, o quatro vezes medalhista olímpico Gustavo Borges ensina um educativo, que ajudará a aperfeiçoar ainda mais a técnica.
A golfinhada é um movimento de pernas utilizado durante todo o nado borboleta e fase submersa dos nados crawl e costas. A diferença de uso é que, ao iniciar o nado crawl e costas, muda-se a perna para o movimento normal (alternado), e, no nado borboleta, se mantém o mesmo movimento.
Para fazer uma golfinhada é necessário utilizar o movimento que tem início no quadril, dando maior força para as pernas. Depois, deve-se estender os braços acima da cabeça (posição de streamline) e, ao impulsionar a parede com os pés, o movimento começa. Normalmente, são três ou quatro ondulações. Com tempo e prática, o nadador poderá sentir e ver a força que este fundamento tem no início e saídas dos nados.
Confira o exercício no vídeo:
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…