A pernada lateral é importante, pois ajuda a variar o exercício de “bater pernas” e proporciona um equilíbrio melhor do corpo na água. Esse movimento pode ser feito durante toda a temporada de treinos e não há restrições.Essa técnica também auxilia aqueles que têm o tronco mais rígido, ou que nadam movimentando só os braços, sem fazer aquela torção que promove um alongamento melhor do nado, que ajuda a puxar a água mais longe e ter uma braçada mais eficiente.
Para executar corretamente a pernada lateral, o nadador deve manter o corpo completamente de lado e realizar o movimento de pernas de forma alternada ou simétrica. No começo você pode utilizar nadadeiras, mas, se já se sentir confortável, pode usar apenas a própria perna. Um exercício educativo inicial interessante para aprimorar a técnica é:
1- Fazer a pernada lateral com as nadadeiras e ajuda do flutuador aquatubo, que deve ficar apoiado na extensão do corpo.
2- Depois, o mesmo movimento deve ser repetido sem o flutuador aquatubo.
3- Mantenha a pernada lateral com as mãos no prolongamento do corpo. No início, para facilitar, use nadadeiras. Depois tente sem o acessório.
(Fonte: Carla Moreno, triatleta da Aqua Sphere, com consultoria do seu treinador e fisiologista, Alberto Klar)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…