Entenda o papel do snorkel na natação e no desempenho dos treinamentos

Atualizado em 04 de dezembro de 2018

Caracterizado por restringir a passagem livre de ar pelo nariz, o snorkel atua como uma sobrecarga para o sistema respiratório e a musculatura que ele envolve, ajudando a desenvolvê-la. Mas afinal, qual a influência do snorkel na natação e no desempenho da modalidade?

O snorkel facilita a hidrodinâmica, assim, com o auxílio dele, o nadador realiza todo o trabalho respiratório e fica com a atenção mais voltada aos movimentos submersos, como o alinhamento do corpo, a diminuição das oscilações da cabeça e a tração da braçada, podendo desenvolvê-los melhor.

Por isso, o snorkel na natação é utilizado, principalmente, em treinos técnicos e em treinos de nado crawl, pelo fato de eliminar a necessidade da respiração lateral.

Outra vantagem do snorkel na natação, é o fato de que ele poder ser combinado, estrategicamente, a outros equipamentos, como os palmares e a pulboia.

De maneira geral, o equipamento favorece a correção do nado e melhora a eficiência da musculatura respiratória e a habilidade aeróbia, ajudando o atleta a aumentar a velocidade com menos esforço.

Esses efeitos podem contribuir para a diminuição dos tempos de prova e o aumento volume nas braçadas.

Embora o uso do snorkel na natação seja permitido em aulas e treinos profissionais regulares, é bom lembrar que ele é proibido em competições oficiais de natação, segundo as regras da Federação Internacional (Fina).

*Fontes: Thiago Ferreira, master trainer da rede de academias Bodytech.