Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nem só de braçadas, pernadas, ondulações e viradas vive um nadador. As saídas de mergulho também são importantes para um bom rendimento nos treinos e nas competições. Por serem o ponta-pé e o início de uma prova, podem ser decisivas para o seu desempenho e resultado.
Por isso, é importante reservar um treino específico para aprimorar a técnica.
Dependendo do estilo da natação, as saídas de mergulho podem ser no bloco ou na piscina. No nado de costas, ela deve ser feita dentro d’água, de costas para a piscina, segurando o suporte na parede e com os pés apoiados na borda.
Já nos nados borboleta, peito, crawl e medley devem ser feitas a partir do bloco.
As saídas de mergulho podem ser realizadas de duas formas:
Para aperfeiçoar as saídas de mergulho do bloco é importante realizar exercícios para fortalecer as coxas e pernas. Isso ajuda na potência e no maior deslocamento do salto nas saídas de mergulho.
Por exemplo, o nadador posiciona-se na parte dianteira do bloco de partida, com os pés paralelos e joelhos flexionados; com o auxílio do balanço dos braços, impulsiona o corpo à frente, semelhante ao salto em distância do atletismo e cai na água em pé.
*Fontes: Carla Cristina Fontana, atleta e técnica de natação na Cabral Natação e Fitness e Maxymma Assessoria Esportiva, em Curitiba – PR.
Compartilhar link