O medalhista olímpico Thiago Pereira ensina (em vídeo publicado na web) mais um alongamento para prevenir lesões em nadadores: a prancha lateral com rotação de tronco associada. O alongamento, além de ser parte fundamental para o bom desempenho dos atletas durante o nado, ajuda também a prevenir problemas nos membros superiores e inferiores, além de inflamações nos tendões e ligamentos.
“Fiquem atentos ao fato de que, durante toda a execução do movimento, seu olhar deve estar focado na mão que se movimenta”, explica o nadador, enquanto executa a prancha lateral.
Segundo o Thiago, além de prevenir lesões, a prancha lateral com rotação de tronco associada ajuda a fortalecer o core, região do corpo composta pelo conjunto de músculos que compõem os quadris, lombar e abdômen, também responsável pelo equilíbrio e postura do atleta durante a natação. Confira:
Core fortalecido
Manter a região do core mais forte por meio de exercícios específicos, como o ensinado pelo nadador, é uma ótima pedida para melhorar o rendimento nas piscinas. Esse fortalecimento permite melhor estabilidade, ajuda o nadador a seguir em linha reta e o auxilia, ainda, a manter o corpo em cima da água (o que facilita o trabalho das braçadas).
Além da prancha ensinada por Thiago Pereira, você pode experimentar também diferentes tipos de abdmonais e buscar o fortalecimento da lombar e da região pélvica na academia – áreas que, assim como o abdômen, fazem parte do core.
(Fonte: Thiago Pereira – Redes sociais:@pereirathiago86e @VaiThiago e Felipe Vaz Domingues, gerente de natação da Cia Athletica unidade Kansas.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…