Quem nada ou acompanha a natação deve conhecer (bem) o nado medley, modalidade onde o atleta pratica os quatro tipos de nado. A sequência em uma competição individual é borboleta, costas, peito e crawl. Já no revezamento, o nadador começa com o nado costas e passa por borboleta, peito e crawl.
Para desenvolver essas múltiplas habilidades, no entanto, é recomendável incluir em seus treinos diários todas as modalidades, séries de perna e exercícios educativos de cada estilo.
Geralmente, para ganhar condicionamento físico e ter uma boa base na natação, o atleta passa um longo período treinando crawl. Mas uma boa ideia para desenvolver o nado medley é dividir o treino de modo que você consiga nadar e corrigir a técnica de todos os estilos, já que precisará de cada um deles para se sair bem no nado.
Isso porque, ao aprimorar o condicionamento físico, você passa por uma etapa chamada fase de base. Nesse período você aumenta a carga de treinos e dedica boa parte do treinamento ao ganho de condicionamento físico geral e a nadar distâncias maiores.
Após essa fase, você passa por uma lapidação, onde se prepara mais especificamente para as competições. É a partir daí que os outros tipos de nado passam a fazer parte do treino, com trabalho técnico, tanto de braço, quanto de perna, além do aperfeiçoamento de viradas e da transição para cada estilo.
(Fonte: Daniel Costa, treinador da assessoria esportiva Trilopez – São Paulo)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…