A natação requer maior quantidade de tempo que outros esportes não. Contudo, é um dos mais completos e recomendáveis. Para os atletas, essa modalidade traz muitos benefícios, já que é uma atividade sem impacto e trabalha todos os músculos do corpo. Esse esporte também aumenta a capacidade aeróbica, ajuda a melhorar a flexibilidade e pode colaborar para a recuperação de lesões. A seguir, mostraremos quantas vezes os triatletas, corredores de rua e nadadores devem treinar.
Se você é corredor de rua e pratica natação para relaxar seus músculos, não é aconselhável realizar trabalhos de alta intensidade durante a semana. Se o plano de treinamento indica natação como relaxamento e você encara a prática como outro treinamento, acabará sofrendo lesões por overtraining. Portanto, basta treinar (com baixa intensidade) duas vezes por semana como complemento para relaxar e os músculos.
Se sua única atividade á a natação, é recomendável que se pratique a modalidade de três a quatro vezes por semana. Para obter melhores resultados e progredir semanalmente, deve se alternar as durações e exigências de cada treino: alguns dias faça trabalhos de fundo, outros técnicas junto com a utilização do palmar e outros de passadas. Se seu único exercício é a natação, é recomendável que tenha aulas com um profissional para estabelecer objetivos levar um controle de seu treinamento.
É indicado que o atleta nade, no mínimo, três vezes por semana. O tempo e a intensidade dependerão da distância para qual está se preparando. Para os triatletas ou biatletas, é sempre aconselhável mesclar duas modalidades em cada treinamento. Por exemplo, depois de suas sessões de natação, é recomendável fazer um trabalho de corrida. Isso ajudará a realizar as transições de modo mais seguro, pois o corpo estará mais acostumado a passar de uma atividade para outra.
Como as provas de natação no triathlon são disputadas em águas abertas, é recomendável que o treinamento seja feito sempre olhando para frente (na corrida, para ver a boia) e com roupa de mergulho.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…