Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Já imaginou treinar com Ana Marcela Cunha, nadadora brasileira campeã mundial em águas abertas e um dos principais nomes do país quando o assunto é maratona aquática?
Pois é, no Ativo.com você tem esse privilégio. Pensando naqueles que estão começando na modalidade de água abertas, a atleta respondeu quatro perguntas para ajudar seus treinos.
1. Para o iniciante, quais são as principais diferenças ao nadar em águas abertas e na piscina?
Ana Marcela Cunha – Existem muitas diferenças. A começar que em uma piscina você tem a linha no fundo para direcionar o nado, raias divisórias individuais e anti-marolas. Nas águas abertas o sentido de direção é muito importante. Além de ter que enfrentar correntezas, marolas, ondas, água vivas, contatos com outros nadadores etc.
2. Como é a técnica do nado em águas abertas?
Ana Marcela Cunha – O princípio é o nado de crawl. Mas muitas vezes o nadador de águas abertas tem que levantar a cabeça para ver o que passa, para onde está nadando, e com isso o nado muda, como se estivesse numa partida de polo aquático. É uma técnica diferente de nadar em piscina.
3. Como deve ser o treinamento de um amador?
Ana Marcela Cunha – Pelo menos 80% deve ser em piscina mesmo, mas é importante procurar alguns circuitos de maratonas de menor distância, provas em locais mais calmos e ir aos poucos se acostumando com o clima. Com certeza vão adorar.
4. Quais são os cuidados a serem tomados?
Ana Marcela Cunha – Nunca tente nadar só, mesmo que seja como um simples treino. Nada de se aventurar em locais que não oferecem segurança. Procure se enturmar com alguma equipe que tenha atletas praticando as maratonas aquáticas, escolher bem os locais e provas para nadar. Tem várias opções de circuitos principalmente em SP, RJ, BA, RS, SC, ES e outros lugares.
Compartilhar link