Natação: treinos complementares

Atualizado em 15 de agosto de 2017

Grandes nadadores não são feitos (só) treinando dentro d’água. Também, é preciso suar a camisa na academia com os treinamentos complementares, capazes de desenvolver o condicionamento físico e musculatura do atleta, além de ajudá-lo a aprimorar as técnicas de nado.

Dentre os principais treinos fora d’água estão a musculação, ioga e Pilates, atividades que trabalham a força, respiração, estabilidade corporal e outros aspectos importantes para o nadador.

A seguir, saiba como funcionam os treinamentos complementares e se prepare para voar nas piscinas:

Musculação

Exercício

Simulação da braçada no equipamento Kinesis – Puxada curvada no cabo alto

Crawl  Crawl 2

  1. Mantenha a coluna em posição neutra e curvada
  2. Retraia as escápulas
  3. Puxe para baixo as manoplas alternadamente
  4. Simule o movimento dos braços no nado crawl

Observações

  • Evite elevar os ombros em direção às orelhas
  • Não arqueie as costas
  • Evite flexionar o tronco

Ioga

Exercício

Êkapada Kakásana é o nome em sânscrito dessa posição.

Ioga

Ela ajuda no fortalecimento da musculatura dos braços, ombros e costas; treina concentração e estabilidade corporal e estabilidade da respiração. Tudo isso, auxilia para o bom condicionamento do nadador, pois trabalha o desenvolvimento da musculatura superficial e, principalmente, da musculatura mais profunda.

Pilates

Mat Pilates

Exercício

Double Leg Stretch

Quando a musculatura do core está fortalecida, o nadador conseguirá manter o tronco e as pernas na mesma linha, deixando o corpo todo alinhado na superfície da água. Isso diminui o arrasto hidrodinâmico e faz com que o nadador tenha um melhor deslize na água.

O Pilates ajuda a fortalecer o core e a musculatura do assoalho pélvico, além de auxiliar no alinhamento da postura, flexibilidade dos ombros e consciência corporal do atleta.

image004

  • Posição Inicial: comece deitado com as costas apoiadas no solo, tronco flexionado e as mãos próximas aos tornozelos.
  • Execução: estenda braços e pernas, inspire, abra os braços um pouco mais que a largura dos ombros e volte à posição inicial, e expire.

(Fontes: Steve Rocha, Jeferson Geiguer e Felipe Fontenele, professores da academia Cia. Athletica unidade Anália Franco – São Paulo)