Esporte na infância ajuda mulheres a crescer na carreira

Atualizado em 04 de março de 2024

Em meio aos recordes de audiência dos esportes femininos, uma nova pesquisa feita pela Deloitte mostrou que praticar atividades físicas pode preparar mulheres para carreiras de sucesso. O estudo, que realizou 1.100 entrevistas, apontou que mulheres que praticaram esportes quando crianças e adolescentes apresentaram maior probabilidade de ocupar cargos de liderança ou gestão.  

Se envolver em esportes ajuda a desenvolver competências e habilidades que são fundamentais na vida profissional e na liderança. De resiliência à resolução de problemas e boa comunicação, as habilidades podem ser aprendidas por meio do esporte, além de serem benéficas para o crescimento e sucesso.  

Cerca de 85% das mulheres entrevistadas (da porcentagem que praticava esportes) declarou que suas habilidades foram importantes para o sucesso. A parcela que corrobora com essa afirmação é ainda maior, com 91% de mulheres em cargo de liderança e 93% de mulheres que ganham US$ 100 mil ou mais por ano tendo sido esportistas na juventude. 

Independente da experiência pessoal na prática de esporte, 61% das entrevistadas concordam que meninas que praticam esporte possuem maior probabilidade de terem carreiras de sucesso. De todas as entrevistas, 69% afirmaram que adquiriram capacidade de trabalho em equipe e 41% disseram que melhoraram sua liderança por meio do esporte.